Araguaína, 17 de agosto de 2023 – Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Trailhawk, visando desvendar possíveis irregularidades nos contratos da Prefeitura de Araguaína. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversos locais, incluindo Araguaína e Balsas (MA), como parte das investigações que apuram repasses de até R$ 9,4 milhões na locação de veículos pelo município.

A operação, que tem como foco principal a investigação de repasses suspeitos na locação de veículos, busca esclarecer a suspeita de pagamento de propina por meio do repasse de veículos de luxo. A ação foi deflagrada após a 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária expedir oito mandados de busca e apreensão.

As autoridades federais informaram que a investigação recai sobre uma suposta associação criminosa, envolvendo práticas como fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal revelou que o inquérito reuniu uma série de indícios e provas que apontam para direcionamento de licitações e superfaturamento em contratos estabelecidos entre a Prefeitura de Araguaína e empresas contratadas para a locação de veículos destinados à saúde e à educação.

De acordo com as informações obtidas durante a investigação, a empresa que prestou serviços ao município entre os anos de 2014 e 2021 teria recebido um montante total de R$ 9,4 milhões. A Controladoria Geral da União também participou das apurações, realizando fiscalizações nos contratos suspeitos.

Os envolvidos no caso podem responder por uma série de crimes, incluindo associação criminosa, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. As penas acumuladas para tais crimes podem chegar a até 41 anos de reclusão.

O nome da operação, Trailhawk, remete ao modelo de um veículo de alto valor, que teria sido supostamente utilizado como propina no possível esquema de lavagem de dinheiro. As investigações prosseguem para esclarecer os detalhes e desdobramentos desse caso que tem chamado a atenção da sociedade e das autoridades locais.

A Prefeitura de Araguaína ainda não se manifestou oficialmente sobre a operação, mas as informações detalhadas sobre a investigação estarão disponíveis assim que forem divulgadas pelas autoridades competentes. A Operação Trailhawk marca um importante passo na busca por transparência e lisura nos contratos públicos, reforçando a importância da atuação das instituições de combate à corrupção.

Por: Geovane Oliveira – Araguaína, com informações do G1 Tocantins