Eleitos e suplentes de 28 municípios já foram diplomados no Tocantins

Eleitos e suplentes de 28 municípios já foram diplomados no Tocantins

A Justiça Eleitoral do Tocantins diplomou até esta quinta-feira (10/12) os eleitos para os cargos de vereador e suplentes, vice-prefeito e prefeito de 28  municípios do estado. As solenidades estão sendo realizadas de forma virtual e os diplomas podem ser acessados pela página do TRE-TO na internet.

O prazo para diplomação dos eleitos é 18 de dezembro. Até agora, juizes de sete zonas eleitorais já realizaram a cerimônia que habilita os candidatos eleitos a tomarem posse em 1º de janeiro (1ª ZE, 8ª ZE, 10ª ZE, 21ª ZE, 23ªZE, 28ª ZE e 34ªZE).

Na manhã desta quinta-feira (10/12), a solenidade virtual diplomou os eleitos dos municípios de Aragominas, Carmolândia, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia. A cerimônia foi conduzida pelo titular da 34ª ZE, juiz Francisco Vieira Filho, que falou do desafio de realizar uma eleição em meio à pandemia e destacou a importância do trabalho conjunto entre os poderes Legislativo e Executivo municipal. “Esperamos que 2021 seja um ano de superação com exercício dos mandatos pautados em muito trabalho, moral e ética. A responsabilidade é grande, momento de desafios a serem superados em decorrência da pandemia. Busquem projetos que possam alavancar seu município e trazer o bem para a sociedade que representa. Que todos possam trabalhar em sintonia, tendo como o norte o bem para a sociedade”, disse o magistrado.

Foram diplomados ainda nesta quinta-feira, os candidatos eleitos da 8ª ZE (Filadélfia, Palmeirante e Babaçulândia), 28ª ZE (Miranorte, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Dois Irmãos e Rio dos Bois) e 1ª ZE (Araguaína). 

“Agora diplomados, cada eleito fica habilitado a tomar posse para os respectivos cargos no início do ano que vem. Que exerçam seus mandatos eletivos em prol de toda a municipalidade e que cada um trabalhe com ética e transparência, para que seja garantido a cada cidadão os direitos fundamentais previstos na nossa Constituição Federal.   Finalizo parafraseando o filósofo Aristóteles; A política não deve ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça”, destacou a juíza Umbelina Lopes, titular da 1ª Zona Eleitoral de Araguaína.

Nesta sexta (11/12), serão diplomados os eleitos na Capital Palmas e dos municípios da 35ª ZE – Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Calendário

De acordo com o calendário eleitoral, 18 de dezembro é último dia para a diplomação dos eleitos e suplentes, e cada Zona Eleitoral define a data de realização da cerimônia virtual. A data da diplomação é considerada para a contagem de todos os prazos legais que têm nela o seu início, mesmo que o candidato não acesse a página para obtenção do seu diploma.

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)