O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) reuniu na tarde desta quarta-feira (5/9), juízes das 33 zonas eleitorais do Estado para alinhar as ações e repassar as últimas orientações sobre as Eleições 2018. O encontro de trabalho também serviu para socializar boas práticas e apresentar as principais demandas levantadas na reunião ocorrida nesta terça-feira (4/9) com chefes de cartórios e servidores que prestarão apoio nas zonas eleitorais nas Eleições 2018, no dia 7 de outubro.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas, que de antemão agradeceu o empenho de todos durante a Eleição Suplementar. Durante sua fala, o desembargador ressaltou que a Justiça Eleitoral é única e que a alta direção do Regional caminha junto com as unidades do interior.  “As Zonas Eleitorais mais distantes também são as que estão mais próximas de nós, pois as acompanhamos e damos todo o suporte necessário. O nosso pedido final é que todos se desdobrem em criatividade e dedicação para que o nosso processo eleitoral se desenvolva com total segurança, transparência, garantindo todas as liberdades e direitos dos partidos, candidatos e principalmente do eleitor no dia das eleições, para que enfim tenhamos coroado de êxito a tarefa de realizar as Eleições Gerais 2018” disse.

Ao falar sobre o processo eleitoral no Tocantins, tomando como exemplo os desafios enfrentados durante a Eleição Suplementar, o diretor geral José Machado dos Santos, destacou a consolidação do planejamento estratégico do TRE-TO. “Esta é a terceira eleição que o Tribunal irá realizar esse ano. Isso mostra o quanto a Justiça Eleitoral está consolidada no planejamento e responsabilidade com cada fase do processo eleitoral” ressaltou.

Ao falar aos participantes a corregedora eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, cumprimentou pela postura ética e proativa com que os servidores lidam, diariamente, para que a Justiça Eleitoral do Tocantins continue sendo referência nacional no desempenho de suas atividades. “Parabenizo todos os juízes e servidores envolvidos na organização das Eleições 2018, que trabalham arduamente para garantir ao eleitor o direito ao exercício da democracia, por meio de eleições seguras, transparentes e céleres, cumprindo, assim, nossa missão institucional de garantir a legitimidade do processo eleitoral”, disse.

Na oportunidade também foram destacados o processo e requisitos de qualidade do TRE-TO, certificado pela norma ISO 9001:2015 e pelo Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral, apresentado pela assessora de Pesquisa, Estratégica e Gestão da Qualidade, Silvia Helena.

A assessora de Planejamento e Gestão Wagna Cristiane, coordenadora do Plano de Logística Sustentável do TRE-TO, apresentou os principais resultados das ações socioambientais desenvolvidas no Regional e falou sobre o projeto Eleições sem Sujeiras, que visa acabar definitivamente com o derrame de santinhos no dia da votação.

(ASCOM TRE-TO)