55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 17, 2025

Educadores em greve fecham TO-050 e queimam pneus durante protesto

11879035_1461765070814875_4356079831113635417_o_746822.400x378Em greve há mais de dois meses, os professores da rede estadual de ensino fizeram protesto na manhã desta quinta-feira, 13. Os educadores fecharam a TO-050 e queimaram pneus, na entrada do Bairro Aureny IV, Região sul da capital. A greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, mas a categoria segue em paralisação.

O protesto tem como objetivo chamar a atenção do governo que não recebe o sindicato para negociar. Os trabalhadores reivindicam  o pagamento do retroativo das progressões de 2013, das progressões de 2014 e 2015, além de reajuste com base no custo aluno (Fundeb 13,01%), além eleição direta para diretores de escola sem pré-seleção de candidatos, o enquadramento dos administrativos e equiparação salarial de professor normalista (Prono) ao de professor da educação básica (Proeb).

Greve ilegal
Na última segunda-feira (10), a greve dos professores da rede estadual foi considerada ilegal e abusiva pelo Tribunal de Justiça do Tocantins. Conforme a decisão liminar, o movimento grevista não observou o quantitativo mínimo de 30% da prestação dos serviços educacionais durante a paralisação.  A decisão determina também o retorno dos profissionais às atividades e uma multa diária de R$ 20 mil, limitada a R$ 200 mil, a ser aplicada ao SINTET. Além disto, a decisão concede a possibilidade de corte de ponto nos vencimentos dos servidores pelos dias paralisados.

A greve da educação no Tocantins foi deflagrada ainda no inicio de junho.

Últimas Notícias

Projeto de Jorge Frederico que garante desconto no IPVA para bons condutores é aprovado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou, na tarde desta...

TJTO realiza sessão nesta quinta-feira para eleger oito novos desembargadores

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará, nesta...

Lula pode não participar da inauguração da Ponte JK entre Tocantins e Maranhão

De acordo com informações de lideranças do alto escalão...

Operação Matusalém prende suspeitos de golpes contra idosos em Campos Lindos

Na última segunda-feira, 15, a Polícia Civil do Tocantins,...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.