A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou as preparações para a 5ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente prevista para ser realizada no primeiro semestre de 2018. Para discutir o assunto, a secretária Wanessa Zavarese Sechim recebeu, na manhã desta segunda-feira, 16, Cristiano Cunha, consultor técnico do Ministério da Educação (MEC).

A conferência terá como tema Vamos cuidar do Brasil, cuidando da água e iniciará com discussões nas escolas, com estudantes de 7 a 11 anos. Para a realização da conferência, existe a Comissão Organizadora Estadual (COE), que se reunirá nesta terça-feira, às 14 horas, na Sala de Reuniões da Seduc.

Para a conferência, serão realizadas oficinas com técnicos das Diretorias Regionais de Educação, e haverá mobilização para garantir a maior participação de alunos de escolas públicas. Os estudantes que apresentarem os melhores projetos serão selecionados para participação na etapa estadual, prevista para ser realizada em Palmas.

A secretária Wanessa Sechim ressaltou a necessidade de os alunos aproveitarem a oportunidade para discutirem assuntos como as queimadas e sua influência para o meio ambiente. “Estamos na fase de conversar com os parceiros para definir a participação de cada um e realizarmos uma conferência que conte com representantes da diversidade escolar, como alunos indígenas, quilombolas, das escolas do campo, urbanas e da educação especial”, esclareceu.

O consultor técnico do MEC, Cristiano Cunha, explicou, na ocasião, que esta será uma ótima oportunidade para os estudantes, porque eles terão que criar projetos e pensar em alternativas para soluções dos problemas abordados.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins