Na programação, palestras, apresentações culturais, sorteios de brindes e sessão de cinema

Motivação, desafios da sala de aula e liderança servidora foram temas das palestras preparadas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para comemorar o Dia do Professor. A programação está sendo realizada nesta segunda e terça-feira, 14 e 15, no Palmas Shopping, na Capital. A ideia é levar os professores para um ambiente diferente do que ele trabalha, como forma de proporcionar conforto e bem-estar.

Podem participar da programação todos os professores da rede estadual. Nesta segunda-feira, veio uma caravana de Gurupi e, no período da tarde, chegam professores de cidades vizinhas. Além das palestras, os educadores terão momentos de descontração, sessões de cinema, apresentações culturais.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, que está participando de todas as palestras, destacou os objetivos das comemorações. “Que o professor olhe para si mesmo e reconheça o quanto é importante o que ele faz e perceba o valor que ele tem para a sociedade”, ressaltou.

Nesta segunda-feira, a consultora Lilian Moema falou sobre Etiqueta Profissional e também ressaltou a importância de conceitos como ética, cooperação e cortesia no ambiente de trabalho. “Precisamos observar o nosso comportamento dentro e fora da escola, aprender a respeitar as diferenças, porque isso gera confiança”, frisou. Lilian destacou a necessidade de se observar a conduta profissional.

A professora Marluce Zacariote abordou o tema As escolas enxergam as juventudes? Desafios do aprender e do ensinar na pós-modernidade. O tema levou os professores a refletirem a complexidade da juventude, que vai além dos marcadores etários. “Precisamos pensar na escola como local de produção de conhecimento e saber quais os elementos que fazem com que os jovens permaneçam na escola”, comentou. Marluce falou da importância de ouvir os jovens, de conhecer o que eles pensam.

Outra palestra que foi bem aplaudida, foi proferida pelo professor e gestor de negócios, Iranilson Mota, que falou sobre A liderança servidora, com uso da metodologia Monge e o Executivo, que reforça a capacidade de servir. Iranilson abordou sobre as renovações metodológicas, o líder de antes gerenciava equipes, atualmente, o líder encontra um equilíbrio entre a gestão e o servir. “Melhorar e permitir transformação requer decisão. Às vezes, precisamos nos retirar para ter foco, para observar de fora e tomar decisões melhores.

O presidente do Fórum Estadual de Educação, Alan Bittar, participou de toda a programação do período da manhã. A Secretaria da Educação preparou painel e exposição de fotos sobre a escola.

Professores – mestres da vida

A professora Nazareth Sapondi tem 28 anos dedicados à educação. Ela passou por todos os níveis do ensino, desde o infantil até o universitário. Já atuou como formadora de professores e, atualmente, está exercendo a docência na educação prisional. “Esta era a área que ainda não tinha passado. O professor precisa se reconstruir, procurar inovar. Pelo que vimos na palestra, que a juventude é formada por várias aldeias, precisamos conhecê-las para ampliar o ensino e a aprendizagem. Acredito na educação como um dos caminhos para se alcançar segurança profissional e pessoal”, ressaltou.

Nazaré nasceu em São Paulo e contou que, nesses dias, em que se aproxima o Dia dos Professores, ficou pensando nos tantos profissionais que passaram pela sua vida. Um desses, Tácito Roberto, que foi o seu primeiro professor. Ele se lembrou dele como uma forma de homenagear os seus docentes.

Aldenizia Rodrigues Tavares e Neuza Rodrigues, que lecionam na Escola Estadual Dr. Waldir Lins, em Gurupi, receberam com entusiasmo a proposta de sair da rotina da sala de aula para refletir o papel do professor. “Trabalho com a língua portuguesa, estou na escola há cincos anos e participar dessa programação nos deixou muito feliz. Vamos voltar com um novo ânimo”, afirmou.

Neuza, que atualmente está na educação prisional, com os seus 21 anos de experiência na educação, conta que parte da vida profissional atuou na Diretoria Regional de Educação de Gurupi, com a supervisão escolar, ajudando a orientar professores. “Amei participar desse momento, nos sentimos mais valorizados”.

Família dedicada à educação

A professora Djandira Luz Viana ficou encantada com o movimento. Hoje aposentada, ela é uma das professoras pioneiras de Gurupi, passou por instituições de ensino pública e privada. O seu amor pela educação foi tanto, que o seu neto, Pedro Luz Viana Júnior, seguiu o exemplo da avó. Ele é professor de Educação Física da Escola Estadual José Seabra Lemos. E Pedro casou com uma professora, Ana Carolina Parente Feire, pedagoga da Escola Militar de Gurupi.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins