Programa de desenvolvimento de competências socioemocionais de professores e estudantes é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com Consed

Com o objetivo de apoiar educadores no desenvolvimento de competências socioemocionais, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes ofertará formação a 37 profissionais do Tocantins, selecionados para atuar como multiplicadores nas unidades escolares no Estado. A ação será realizada por meio do Programa Volta ao Novo, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e o Governo do Tocantins.

A proposta da formação foi anunciada aos gestores, professores, técnicos e estudantes durante live nesta quarta-feira, 27, com a participação da titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, representantes do IAS e Consed. 

O programa foi organizado em cinco módulos focados em macrocompetências – autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo, consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno e que influenciam no desenvolvimento escolar.  

A especialista de formação do IAS, Silvia Lima, informou que a proposta de trabalho com o desenvolvimento de competências emocionais iniciou no semestre passado via live e webconferências com profissionais de educação de diversos estados.

“Essa experiência gerou e-books com apresentação de dados e atividades que os profissionais da educação terão acesso por meio do programa para que possam vivenciar e contribuir com o aprimoramento das competências. O material dispõe ainda de indicação de atividades para cada segmento”, ressaltou Silva Lima.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que a formação vai contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento de competências emocionais de educadores e estudantes. “Idealizado para esse momento tão desafiador que estamos vivenciando, essa iniciativa com visão educacional e social trará bons frutos para a educação brasileira. Parceiros como o Instituto Ayrton Senna buscam alternativas para as escolas e profissionais. A saúde emocional dos nossos profissionais é um pilar para o retorno das aulas. Todos farão um excelente trabalho de disseminação do aprendizado nessa formação”, frisou Adriana.

Para Emílio Munaro, vice-presidente de desenvolvimento Global e Comunicação do IAS, os formadores serão multiplicadores para contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento de competências emocionais na rede.

“Trazer o desenvolvimento na escola é o que transforma de fato realidades em todo o país. Vamos apoiar nos desdobramentos dos planos de ações garantindo que os conteúdos cheguem de fato a todos os educadores para que façam a transferência do conhecimento em cada regional, em cada escola, e possam contribuir com o desenvolvimento dos estudantes”, afirmou Munaro.

Para João Batista de Sousa Machado, professor da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de novembro, de Tocantinópolis, um dos principais pilares para fazer a educação acontecer é gerar também oportunidades para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes.

 

“A melhor forma de acolher os alunos é ajudá-los a lidar com os próprios sentimentos, através de momentos de conversa, de escuta individual e coletiva. Zelar pela segurança e pela saúde dentro da escola trará para eles também mais confiança e segurança para lidar com os próprios sentimentos”, afirmou.

Para Elvina Gomes, diretora regional de Educação de Miracema, ações como essa são fundamentais para o desenvolvimento da educação. “É muito assertiva essa iniciativa no sentido fortalecer o desenvolvimento de competências e habilidades com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes”, comentou.

Alcione Luz/Governo do Tocantins

 


OUTRAS NOTICIAS