back to top
domingo, outubro 19, 2025

Eduardo Siqueira Campos e pastor Carlos Eduardo são diplomados em Palmas

Na noite desta quinta-feira (12), o auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foi palco de um momento histórico para a capital. Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e seu vice, pastor Carlos Eduardo (Agir), foram oficialmente diplomados como prefeito e vice-prefeito eleitos de Palmas, em uma solenidade marcada por emoção e reafirmação do compromisso com a democracia.

Além dos líderes do Executivo Municipal, os 48 representantes eleitos para compor o Poder Legislativo, entre vereadores titulares e suplentes, também receberam seus diplomas, habilitando-os a tomar posse em 1º de janeiro de 2025. A cerimônia, organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é considerada um marco na consolidação dos resultados do pleito eleitoral, atestando a legitimidade dos eleitos perante a sociedade.

Solenidade reflete estabilidade democrática

O evento seguiu os protocolos tradicionais: inicialmente, foram diplomados os vereadores suplentes, seguidos pelos titulares. Na sequência, pastor Carlos Eduardo foi chamado para receber o diploma de vice-prefeito. Por fim, Eduardo Siqueira Campos foi conduzido ao palco, onde recebeu o documento que simboliza o aval da Justiça Eleitoral e o reconhecimento da soberania popular expressa nas urnas.

Emocionado, Eduardo proferiu um discurso que rememorou sua trajetória política de mais de duas décadas. “É o 7º diploma que eu recebo, o primeiro deles como deputado federal ainda no TRE de Goiás, antes mesmo da instalação plena dos Poderes aqui. Este momento representa o ápice de um processo que valoriza a democracia e a estabilidade jurídica de nosso país”, destacou.

O prefeito eleito ainda enfatizou a importância do respeito à vontade popular expressa no processo eleitoral. “Pouco importa o que se deu nas ruas; importa o que se deu nas urnas. O diploma que hoje carrego é o maior símbolo da confiança que a população depositou em nosso projeto”, concluiu.

O papel da diplomação

Conforme o TRE, a cerimônia de diplomação é um ato solene que marca o encerramento do processo eleitoral. Trata-se da certificação oficial de que os eleitos estão aptos a exercer os mandatos para os quais foram escolhidos pelo povo. Em Palmas, a solenidade foi realizada dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, que exige a diplomação de todos os eleitos nos municípios brasileiros até o dia 19 de dezembro.

Por Geovane Oliveira, com informações do G1 Tocantins.

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares