Conecte-se conosco

Destaque

Dimas apresenta modelo de ônibus do transporte complementar de Araguaína

A partir do dia 1º de março, serão nove linhas complementares e 45 veículos com ar condicionado, bilhetagem eletrônica e centros de monitoramento

10489841_902792556421519_6840546990250620893_nO prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apresentou na manhã desta segunda-feira, dia 19, o modelo de ônibus do transporte complementar que vai entrar em operação a partir de 1º de março desse ano na cidade. A apresentação do modelo foi durante entrevista coletiva concedida para a imprensa local.

Durante a apresentação, Dimas esclareceu que neste momento está em processo de implantação o transporte complementar, a partir deste modelo de ônibus. “Estamos andando e demarcando os pontos, fazendo algumas alterações nas rotas, mas todo mundo será beneficiado”, explicou o prefeito. Até o momento, foram 191 paradas de ônibus; o total ultrapassa 200 pontos, distribuídos em toda a cidade.

As visitas nos bairros devem continuar até serem definidos todos os pontos de cada uma das linhas, e também verificando as condições das ruas por onde vão passar os veículos. Se houver necessidade, recuperá-las para facilitar o tráfego dos ônibus.

“O nosso objetivo é que com o início da operação do transporte complementar, a partir de março, tenha a melhoria da qualidade do serviço oferecido à população”, destacou o prefeito. Dimas ainda pediu a compreensão da população agora no início da implantação desse novo transporte na cidade, podendo ter algum contratempo, até a adaptação total do novo sistema.

Dimas informou ainda que até o final desse ano, o contrato com a Viação Lontra será encerrado e uma nova licitação será realizada pela Prefeitura para novas empresas ou até mesmo a Cooperlota possa operar nas rotas já existentes. Realizando e concretizando dessa forma mais um compromisso de Dimas firmado com a população de Araguaína, a quebra do monopólio do transporte público na cidade.

Para a vendedora autônoma Silvânia Oliveira Santos que viu o modelo do ônibus e até acompanhou um pouco do percurso no veículo, está sendo uma revolução no transporte coletivo de Araguaína. “É uma transformação! A cidade precisava mesmo desta mudança. Eu e os meus filhos vamos usar, com certeza!”, exclamou feliz Silvânia.

Também acompanharam a apresentação do modelo de ônibus, o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota), David Pereira, o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo; os cooperados da Cooperlota, que são também os motoristas dos veículos, além dos vereadores Divino Bethânia Júnior, Luzimar Coelho e Terciliano Gomes.

Veículos

Serão 45 veículos, que vão fazer nove rotas e duas linhas rurais para atender os usuários do transporte coletivo de Araguaína, de uma maneira mais eficiente, com maior segurança e qualidade. Ainda terá mais cinco veículos de reserva para atender qualquer tipo de eventualidade. A capacidade do transporte complementar é de atender 12 mil pessoas por dia.

Todos os ônibus terão ar condicionado, sistema GPS de localização, além do sistema de bilhetagem eletrônica, com cartões diferenciados para estudantes, idosos, deficientes e acompanhantes. Além disso, todos os veículos serão adaptados para atender os deficientes físicos. Ainda serão instalados dois centros de monitoramento, para acompanhar o andamento das linhas e a qualidade do serviço oferecido aos usuários. A garagem será instalada no DAIARA – Distrito Agroindustrial de Araguaína, para a manutenção dos veículos.

Ressaltando que 10 veículos terão a capacidade para 40 pessoas sentadas e mais 40 em pé, para atender os bairros que tiver maior quantidade de usuários, como o Costa Esmeralda e o Novo Horizonte, em horários de pico. O restante da frota terá a capacidade para 25 pessoas sentadas e 30 em pé. As novas rotas serão executadas sob o planejamento, direção, coordenação, controle e fiscalização da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT).

Novas linhas

1- Faculdades (ITPAC, Senai, FACDO, IFTO, UFT/Cimba e UFT/Veterinária) ao Setor Monte Sinai

2- Residencial Costa Esmeralda ao Setor Patrocínio

3- Setor Xixebal ao Maracanã

4- Setor Couto ao Setor Vitória

5- Jardim dos Ipês ao Bairro JK

6- Araguaína Sul ao Tereza Hilário

7- Hospitais à Vila Azul

8- Jardim Belo à Rodoviária

9- Povoado Novo Horizonte até o Detran

 

Continue lendo

Destaque

Hospital Regional de Guaraí inicia projeto ‘Doar Vida’ e mobiliza doadores de sangue

No sábado 25, um grupo de 20 pessoas de Guaraí foram doar sangue no Hemocentro Regional de Araguaína.

No sábado, 25, cerca de 20 integrantes do projeto ‘Doar a Vida’ foram ao Hemocentro Regional de Araguaína, realizar doação de sangue e  ajudar salvar vidas. A ação foi a primeira do projeto, que tem o intuito de mobilizar pessoas para ajudar ao próximo.

A iniciativa é fruto de uma parceria do Hospital Regional de Guaraí e a Prefeitura Municipal de Guaraí (que disponibilizou o transporte para levar os doadores à unidade do Hemocentro).

“O projeto busca incentivar pessoas para doar sangue e ajudar a salvar vidas, pois a demanda nos hemocentros é sempre urgente. Fomos hoje com um grupo de 20 pessoas voluntárias. Estamos sempre fazendo ações para aumentar o número de doadores, tendo em vista que nossa unidade tem operado bastante. O sangue pode ajudar pacientes que passam por tratamentos, intervenções médicas, doenças crônicas severas, além de ajudar a tratar feridos em casos de traumas e acidentes”, destacou a diretora geral do Hospital de Guaraí, Consuelo Aparecida Julião.

O projeto funciona da seguinte forma: os voluntários residentes da cidade de Guaraí, podem se cadastrar, entrando em contato com a comissão organizadora da Agência Transfusional de Guaraí, pelo telefone (63) 9928-8794, que organiza o translado até o local de doação.

Requisitos para doação

Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Luciana Barros/Governo do Tocantins

Continue lendo

Destaque

Durante Corrida da Tocha, Governo do Tocantins anuncia mais uma unidade do Corpo de Bombeiros no Estado

Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, reunindo novos integrantes de Forças de Segurança, para dar início à Semana dos Bombeiros.

Integração entre diversas corporações de Forças de Segurança do Tocantins ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, na Corrida da Tocha, organizada pelo Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros. Essa ação de união, que teve início no Palácio Araguaia, faz parte da abertura da Semana dos Bombeiros, que também recebe a Corrida do Fogo.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa exaltou a importância dos bombeiros no cotidiano dos tocantinenses, a ajuda da corporação no programa Foco no Fogo, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e os prejuízos causados pelas queimadas irregulares, principalmente nesta época do ano, período de estiagem, e falou da criação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar, em Guaraí, fazendo parte da comemoração do Dia Nacional do Bombeiros.

“Essa integração das Forças de Segurança é importante para o nosso Estado, para o nosso território e, especialmente, para o Corpo de Bombeiros, que começa a comemorar a semana da corporação. Então, quero desejar uma boa corrida e uma ótima programação a vocês. E que possamos dentro desta semana inaugurar e lançar obras consideráveis para o Corpo de Bombeiros, que tem uma missão respeitável para todos nós”, ressaltou o Chefe do Executivo Estadual.

Corrida da Tocha

A Corrida da Tocha é uma maratona simbólica que integra forças de segurança importantes para o estado do Tocantins. A edição, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, contou com a participação, além dos novos integrantes do Corpo de Bombeiros, dos novatos da Polícia Militar, da Guarda Metropolitana de Palmas, do Exército, da Marinha e da Polícia Federal, conforme informou o tenente-coronel Erisvaldo Alves.

“É um evento realizado há mais de 15 anos e que havia sido suspenso por dois anos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A Corrida da Tocha é muito simbólica para os bombeiros, porque no dia 2 de junho é comemorado o Dia Nacional dos Bombeiros. E também temos a Corrida do Fogo, que é uma das maiores do Estado e é aberta ao público em geral”, explicou o tenente-coronel.

Para o bombeiro Lucas José Guimarães, que ingressou na corporação após concurso realizado no ano passado pelo Governo do Tocantins, o momento foi de agregar e fortalecer a corporação, tanto pelo melhoramento físico de cada participante quanto pela preparação da entidade para servir a sociedade.

O percurso total da Corrida da Tocha teve circuito em torno de 5 km, passando pelas avenidas JK, NS-04, LO-01, Teotônio Segurado e LO-09, com chegada à sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar.

15ª Corrida do Fogo

Com todas as vagas preenchidas, esta será a 15ª edição da Corrida do Fogo, que ficou dois anos suspensa por causa da pandemia causada pela covid-19. A prova terá percurso de 5 km e 10 km. O Corpo de Bombeiros Militar confirmou que mais de mil pessoas garantiram seus espaços nos percursos.

A maratona ocorre no dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro Militar, ainda como parte da programação da celebração dos 30 anos de fundação da corporação tocantinense.

por Alechandre Obeid/Governo do Tocantins
Continue lendo

                   

Destaque15 horas atrás

Hospital Regional de Guaraí inicia projeto ‘Doar Vida’ e mobiliza doadores de sangue

No sábado 25, um grupo de 20 pessoas de Guaraí foram doar sangue no Hemocentro Regional de Araguaína.

Destaque1 dia atrás

Durante Corrida da Tocha, Governo do Tocantins anuncia mais uma unidade do Corpo de Bombeiros no Estado

Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, reunindo novos integrantes de Forças de Segurança, para dar início à Semana dos...

Destaque1 dia atrás

Falta de insumos para exames preocupa hospitais no país

CNSaúde diz quadro vem se agravando nas últimas semanas.

Política2 dias atrás

Presidente sanciona com vetos lei que previa compensações de ICMS

Entre os vetos, está o que garantia mínimos em saúde e educação.

Política2 dias atrás

Carlesse recebe apoio da prefeita Josi Nunes e do vice Gleidson Nato em sua pré-candidatura ao Senado

Um dia após o julgamento na TRE que inocentou o ex-governador Mauro Carlesse, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e...

Destaque3 dias atrás

Investindo R$ 44 milhões, Governo do Tocantins autoriza início das obras de recuperação asfáltica de 117 km da TO-374

Assinatura da ordem de serviço para execução dos serviços aconteceu nesta terça-feira, 21, em Lagoa da Confusão.

Estado3 dias atrás

Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o requerimento n° 1554/22 de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS),...

Política3 dias atrás

Zênis de Aquino Dias, pecuarista, é cotado para ser vice na chapa de Paulo Mourão

Cotado para a candidatura a vice-governador do petista Paulo Mourão nas eleições deste ano. Em Araguaína, Zênis já foi vereador...

Política4 dias atrás

Milton Ribeiro, ex-ministro do governo Bolsonaro, foi preso em operação da PF contra irregularidades no MEC

Agentes cumprem cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e...