O Prefeito Ronaldo Dimas através do Decreto Municipal nº 214, publicado no Diário Oficial na quinta-feira, 26, retirou a suspensão obrigatória de algumas atividades comerciais. Tudo baseado nas orientações do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro.

 Durante entrevista a TV Anhanguera Dimas admitiu que milhares de idosos podem ser infectados pelo coronavirus,e jogou  responsabilidade para o Estado: “Araguaína tem uma população idosa de aproximadamente 22 mil pessoas, e se 20% chegar a contrair o vírus vai superlotar as UTI’s dos hospitais. O Estado tem que garantir mais leitos para atender essas pessoas”, disse.

O temor aumentou mais agora com a confirmação do primeiro caso do Coronavírus em Araguaína. Fato que deve aumentar a preocupação, principalmente com pessoas com mais de 60 anos. Não só eles, mas pessoas que convivem diretamente com essas pessoas, também tem de seguir medidas para evitar uma contaminação em família.

Mesmo com as restrições impostas pela prefeitura há denúncias que a maioria dos empresários estariam descumprido o decreto municipal. Fotos captadas pelas lentes das câmeras do portal OmelhordaAmazônia, durante essa tarde dessa sexta-feira, 27, comprovam a denúncia feitas por funcionários que estavam trabalhando expostos ao vírus.

A transmissão do novo coronavírus, o SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, acontece principalmente por meio do contato com pessoas infectadas através da inalação de gotículas de saliva e de secreções respiratórias que ficam suspensas no ar quando a pessoa com COVID-19 tosse ou espirra, por exemplo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou) que os países ampliem realização de testes em pacientes com sintomas do novo coronavírus e fortaleçam ações de isolamento daqueles com suspeita de infecção.

A prefeitura de Araguaína informou no início da noite desta sexta-feira, 27, o primeiro caso positivo para Covid-19 na cidade.

Por Geovane Oliveira