55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, novembro 17, 2025

Deputado Amélio Cayres propõe implantação do Projeto TO Graduado em Buriti do Tocantins, Esperantina e Goiatins

Para viabilizar a oferta de mais cursos de ensino superior aos estudantes do Tocantins que não podem se direcionar aos grandes centros, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) apresentou requerimento em sessão ordinária nesta terça-feira, 28, solicitando a implantação do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado) nos municípios de Buriti do Tocantins, Esperantina e Goiatins.

Conforme o documento, o deputado pede ao Governo do Tocantins e à Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), responsável pelo Projeto em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, a viabilidade para levar às regiões norte e nordeste o Projeto que já opera em 12 municípios tocantinenses. 

“Os estudantes destas regiões precisam ter as mesmas oportunidades que os demais, pois a oferta de mais cursos de ensino superior pode impulsionar os serviços prestados, além de formar novos profissionais e tornar o Estado menos desigual”, explicou o deputado. 

TO Graduado

O Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica tem como objetivo expandir a oferta de cursos superiores no Tocantins. Implantado em 2022, atualmente os cursos do TO Graduado são institucionalizados e centralizados no campus da Unitins de Palmas e descentralizados em unidades educacionais tecnológicas distribuídas em 11 municípios do Estado: Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo.

Lauane dos Santos/Ascom AC

Últimas Notícias

Indicação de Derrite para relatar PL Antifacção amplia crise entre Planalto e Hugo Motta

A nomeação do deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de...

Presidente da Câmara acelera projeto e quer votar regras para aplicativos ainda em novembro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),...

Justiça determina reestruturação urgente do Caps II e da Residência Terapêutica de Araguaína após inspeção do MPTO

Após inspeção realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO),...

Laurez entrega pavimentação da TO-365 e anuncia novos investimentos em Gurupi

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama...

Veja também