Fiscais da barreira volante da regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) de Araguatins apreenderam, na madrugada desta quinta-feira, 1º de março, no município de Augustinópolis, no norte do Estado, três carretas, com 300 animais, sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). As carretas saíram de Araguatins e tentavam deixar o Estado pela travessia da balsa no município de Sampaio. O proprietário da carga foi autuado em R$ 12.768.

Segundo a delegada regional da Adapec de Araguatins, Klézia de Ávila Rocha, por volta de 2h30 da manhã, a barreira volante recebeu uma denúncia sobre o transporte irregular de bovinos que deixaria o Tocantins com destino provável para os estados do Pará ou do Maranhão. “A equipe conseguiu abordar os veículos em Augustinópolis, antes de chegarem à balsa, porém, houve resistência de comunicação com os condutores e a Polícia Militar foi acionada para averiguação dos documentos, onde foi constatada que a carga não possuía a documentação zoossanitária exigida por lei”, relatou Klézia. Após o pagamento do auto de infração, a carga retornou à fazenda de origem.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que o trabalho de fiscalização das barreiras volantes da Agência visa defender a sanidade e coibir a prática do trânsito ilegal de animais, vegetais, produtos e subprodutos, no Estado. “Nosso objetivo é proteger o rebanho tocantinense e evitar que animais deixem o Estado sem a devida documentação sanitária”, pontuou.

De acordo com a legislação, transitar com animais sem GTA, ocasiona multa de R$ 42,56 por animal; e para trânsito interestadual, existem outras exigências sanitárias dependendo da finalidade.

Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins