quinta-feira, outubro 16, 2025

Crea-TO leva força-tarefa de fiscalização para a região de Araguaína

Após o sucesso da força-tarefa na região de Palmas, em janeiro, o norte do Estado é quem recebe agora a equipe do Conselho de Engenharia e Agronomia do Tocantins.

Assim como cobrado pela maioria dos seus profissionais filiados, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins – Crea-TO continua o processo de intensificação das ações de fiscalização no Estado. Na força-tarefa realizada em Palmas, em janeiro, quase 200 locais foram vistoriados, dentre obras, hospitais, lavouras etc. Agora chegou a vez da região de Araguaína receber a equipe de fiscalização do Conselho Regional.

 

“A fiscalização efetiva é o nosso maior instrumento para defender a sociedade de pessoas inabilitadas exercendo funções de profissionais que estudaram, se atualizaram e que planejam e se responsabilizam pelos projetos”, disse o Presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias. “O profissional habilitado deve ser valorizado em qualquer área, mas cabe a nós resguardar as atribuições que devem ser exclusivas da Engenharia, Agronomia e das Geociências”, completou.

A ação de fiscalização em Araguaína será de 23 a 26/02, com todo o efetivo de fiscalização do Tocantins atuando. A “varredura” deverá verificar os dados constantes nas ART’s já emitidas, mas principalmente fiscalizar as ações dos chamados “leigos”, ou seja, aqueles que atuam sem o acompanhamento de um profissional habilitado.

“Nosso intuito não é autuar, mas não podemos ser omissos ao encontrar uma irregularidade”, disse o Gestor de Fiscalização José Luiz Leal. “O que aconselho é que quem estiver atuando sem acompanhamento técnico, que procure imediatamente um profissional e regularize sua obra ou serviço junto aos órgãos de fiscalização. Esse é o caminho mais certo e que traz segurança para a população”.

Existe ainda a possibilidade de uma inédita parceria entre Crea e Prefeitura de Araguaína para que a força-tarefa atue em conjunto. O Crea e sua Inspetoria de Araguaína estarão à disposição para atendimento e regularizações a partir desta quarta, no horário das 12 às 18h.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares