55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 30, 2025

Concurso da Defesa Social segue cronograma e prazo para recursos referentes ao TAF termina nesta terça

Foto 2 -  Gleyde Braga-Secretária da Defesa Social - - Fotos Carlos MangoO concurso da Defesa Social, realizado pelo Governo do Estado e pela Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), segue o cronograma e, após a divulgação do resultado preliminar do Teste de Aptidão Física (TAF) na semana passada, o prazo para recursos vai até esta terça-feira, 24. O resultado final será divulgado até dia 3 de abril, conforme prevê o cronograma.  O resultado da banca avaliadora do TAF foi, devidamente, disponibilizado na página da Funcab na internet.

 Os aprovados no TAF serão convocados para a avaliação psicológica para os cargos técnicos no dia 7 de abril, com realização prevista para os dias 18 e 19 do mesmo mês. O edital do certame prevê que todos os candidatos aos cargos de Técnico em Defesa Social e Técnico Socioeducador aptos no Teste de Aptidão Física e os candidatos aos cargos de Analista em Defesa Social, Analista Socioeducador e Assistente Socioeducativo, aprovados na Prova Objetiva dentro do quantitativo de duas vezes o número de vagas, considerando os empatados na última posição, serão convocados para a Avaliação Psicológica, de presença obrigatória e de caráter eliminatório.

 Já a fase de exames médicos, objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para desempenhar as atribuições típicas do cargo, com análise da condição clínica e dos exames laboratoriais que deverão ser apresentados pelo candidato.

 O acadêmico de Engenharia Elétrica, Fabrízio Fernandes, 21 anos, elogiou a realização do TAF e comemorou a aprovação para as próximas fases. “A avaliação do TAF foi organizada e agora é aguardar com expectativa que o cronograma continue sendo executado e o curso de formação seja realizado”, disse. Mais de dois mil candidatos realizaram o TAF entre os dias 14 e 18 deste mês.

 De Colinas, Leiliane de Sousa Miller, 35 anos, também foi uma das aprovadas no TAF e disse que a expectativa agora é para a realização das próximas etapas. “Foi muito tranquilo, bem executado, os fiscais ajudaram no quesito tranquilidade, explicaram com muita calma. Estou aguardando e confiante que todas as etapas continuem andando e que até o dia 17 de julho saia a convocação para o curso de formação”, disse. Para ela, o salário e o Plano de Carreira da área foram os principais atrativos para tentar a vaga no serviço público.

 Curso de formação

 A segunda etapa do certame é o Curso de Formação Profissional dos aprovados. O Governo estadual já busca parcerias para a realização do curso, conforme revelou a secretária de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga. “O Curso de Formação Profissional é a última etapa do concurso da Defesa Social para os profissionais que vão atuar no sistema penitenciário e socioeducativo. Estamos estudando a possibilidade de firmar parceria com a Unitins [Fundação Universidade do Tocantins] e a UFT [Universidade Federal do Tocantins] para realização desta última etapa, envolvendo também a Agência de Ciência e Tecnologia no sentido de construir um conteúdo pragmático com essas instituições para formação destes profissionais que vão atuar no sistema”, afirmou a secretária.

 “A ideia é, se esses profissionais desejarem, concluir curso de formação e depois ingressarem na especialização envolvendo essas duas universidades. Nossa intenção é ter um profissional cada vez mais especializado para atuar nos sistemas”, disse, ao frisar ainda que os profissionais conseguirão ter uma bagagem intelectual e teórica, como noções de direitos humanos, por exemplo, ou de cuidados com os cumpridores de pena. O certame oferece 1.292 vagas para 19 cargos e teve mais de 42 mil inscritos.

Últimas Notícias

Feira Donas do Negócio movimenta e reforça o empreendedorismo feminino em Paraíso do Tocantins

O Sicredi realizou, na Praça da Cultura José Torres,...

Max Fleury busca apoio em Brasília e pede a Eduardo Gomes recursos para abrir segunda unidade do Restaurante Popular

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Max...

MPTO recomenda criação de Central de Regulação de Vagas no sistema prisional do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do...

Ação do MPTO resulta em condenação de produtor rural por desmatamento ilegal em Araguaçu

Com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do...

Veja também