Conecte-se conosco

Estado

Com novo decreto, Prefeitura mantém recomendação do uso de máscara em locais fechados em Araguaína

Decreto nº 131/22, publicado no Diário Oficial do Município nº 2.576, dessa segunda-feira, 27, traz também a obrigação do uso em unidades de saúde e no transporte público e mantém outras medidas sanitárias para conter novo crescimento de casos da covid-19.

Foto: Marcos Sandes/Ascom

O uso de máscaras de proteção facial mantém sendo recomendado pelo Município em locais fechados. Além da recomentação, em todos os serviços de saúde e transporte em Araguaína passam a ter exigência do uso do acessório de proteção individual pelo Decreto nº 131/22, publicado no Diário Oficial do Município nº 2.576, dessa segunda-feira, 27. O documento também mantém outras medidas sanitárias para conter o novo crescimento de casos da covid-19, que tem ocorrido em todo Brasil.

“Estamos agindo de forma preventiva. Já temos experiência de que a máscara e a higienização estão entre as formas mais efetivas para evitar a contaminação. Outra proteção é a vacina e todos devem se vacinar. A vacina é amplamente oferecida nas UBS (unidades básicas de saúde) e na Câmara Municipal.”, afirmou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

De acordo com o decreto, fica determinado o uso obrigatório de máscara de proteção individual para entrar em locais fechados para atendimento de saúde, como hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas e unidades particulares e públicas. Ficam também obrigado ao uso os passageiros e condutores de transporte coletivo urbano como táxis, mototáxis, ônibus e outros transportes coletivos.

Em outros locais fechados, como comércios, indústrias e bancos, a máscara continua sendo recomendada.

Medidas sanitárias
Dentre as outras medidas mantidas estão orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, como período de isolamento, que pode ser de sete dias, desde que a pessoa não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos.

Quanto à procura da vacina contra covid-19, os principais desafios da Saúde de Araguaína estão nas doses de reforços. Das 302.120 aplicações da vacina, apenas 50.824 foram imunização de reforço, o que corresponde a 16,82% da taxa de vacinação.

Além do ponto de vacinação em frente à Câmara Municipal, 15 unidades básicas de saúde estão disponíveis para imunização. Os locais e horários de funcionamento podem ser conferidos no site https://vacina.araguaina.to.gov.br/

Covid-19 em crescimento
Araguaína zerou o número casos ativos de covid-19 pela primeira vez, desde o início da pandemia, no último dia 4 de abril, e o número de atividade da doença continuou menor que 10 até o dia 6 de junho. Nessa data, foram registrados 14 novos casos. Na sequência do mês, houve um aumento escalonado para 70 novos casos no dia 14 de junho e no último boletim publicado, no dia 24, já eram confirmados 94 novos casos.

A utilização de leitos UTI (unidade de terapia intensiva), que atendem toda região, também estava zerada e agora passou para 60% de ocupação. Dos seis internados, um é de Araguaína e os outros cinco são de fora. Enquanto no mês de maio não haviam sido registradas mortes, boletim do último dia 23 trouxe a primeira dos últimos dois meses.

No Brasil, a média móvel de novos casos registrou 8.897 novos casos em maio, sendo a menor desde fevereiro. Nesse momento, essa média saltou para 58.771, mais de seis vezes maior que a menor.

Unidades de atendimento
A Prefeitura de Araguaína retomou o horário estendido de atendimento na UBS José de Souza Rezende, no Setor Alto Bonito, para os casos de pessoas com sintomas de gripe, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, com 3 médicos por período.

Aos fins de semana, em caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência para casos gripais, a população deve procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, no Setor Araguaína Sul.

Como denunciar
Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: 3411 5640, 99949 5394  e 99972 6133.

Marcelo Martin

Continue lendo

Estado

UBS de atendimento covid-19 retorna horário de atendimento normal a pacientes com sintomas gripais

Retomada do expediente na UBS José Rezende, no Setor Alto Bonito, será das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 devido à redução de mais de 500% na procura pela unidade.

Foto: Marcos Sandes/Ascom

A UBS (Unidade Básica de Saúde) José Rezende, no Setor Alto Bonito, retorna a partir desta terça-feira, 9, o horário normal de atendimento a pacientes com sintomas suspeitos da covid-19. A unidade segue atendendo esse público em um espaço reservado, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a diretora técnica da Atenção Básica de Araguaína, Hada Dias, a retomada do horário é pela redução dos atendimentos a pessoas com sintomas gripais. “Nas últimas semanas tivemos uma queda significativa na quantidade de atendimento de pacientes suspeitos de covid, saímos de uma média de quatrocentas pessoas sendo atendidas, por dia, para o número médio de sessenta suspeitos diariamente”.

A queda no atendimento a casos suspeitos de covid foi de mais de 500%.

Programa Saúde da Família
A UBS retoma ainda os atendimentos dos serviços do Programa Estratégia Saúde da Família que, além do Alto Bonito, é referência também parte dos moradores dos setores Carajás, Jardim Paulista, Eldorado, Vila Bragantina, Parque Bom Viver, Itaipu, Palmas, Santa Terezinha, Santa Luzia, Residencial Camargo, Tiúba, Céu Azul, Vila Nova, Vitória e Cazarotto.

O horário de atendimento para os serviços do programa continua das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta.

Serviços
Os serviços disponíveis pelo programa são as consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero (PCCU), teste do pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração de medicamentos.

Para a consulta médica geral é necessário realizar o agendamento, às quartas-feiras, através do 0800 641 2200. Já os demais atendimentos como consultas de enfermagem e odontologia e outras consultas médicas do Programa da Atenção Básica são agendadas na UBS. No caso das vacinas, aferição de pressão, curativos e outros não precisam ser marcados previamente, o paciente pode ir diretamente na unidade para o atendimento.

Continue lendo

Estado

Em Araguaína, Câmara aprova projeto de lei que fixar piso salários para agentes comunitários de saúde e combatentes as endemias

Na manhã da última segunda-feira (01) a Câmara Municipal de Araguaína aprovou o Projeto de Lei Nº 017/2022 que dispõe sobre a fixação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

O Plenário da Casa estava repleto de profissionais das áreas que comemoraram a aprovação do Projeto.

O Projeto de Lei é de iniciativa do Executivo Municipal e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

De acordo com o Projeto, fica estabelecido que o piso salarial profissional de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias para a jornada de 40 horas semanais, passa a ser de R$2.424,00, conforme previsão da Emenda Constitucional n°120, de 05 de maio de 2022.

Para cumprir o caráter de urgência e relevância dado ao referido Projeto o Presidente da Casa, vereador Gideon Soares, convocou Sessão Extraordinária para que o Projeto pudesse ser aprovado e sancionado o quanto antes, passando os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias a receberem os novos valores estipulados.

Continue lendo

                   

Destaque8 horas atrás

Prazo para requerer voto em trânsito encerra dia 18 de agosto

No Tocantins, o voto em trânsito estará disponível em Palmas e Araguaína.

Destaque20 horas atrás

Número de mulheres aptas a votar nas próximas eleições supera o de homens

Elas representam 52,65% e eles 47,33% de todo eleitorado brasileiro em 2022.

Destaque21 horas atrás

Laurez fala da importância de conhecer as potencialidades do Tocantins durante visita ao Projeto de Ouro, em Monte do Carmo

O presidente do PDT/TO e pré-candidato a vice-governador, Laurez Moreira, esteve em Monte do Carmo, durante a manhã desta terça-feira,...

Política21 horas atrás

Valderez quer inclusão de portadores de AME na isenção do ICMS de energia elétrica e água

Os pacientes de doenças neuromusculares com complicações graves e acometimento respiratório grave, tais como a Atrofia Muscular Espinhal (AME), poderão...

Política1 dia atrás

“Serão 3 mil jovens e adolescentes aprendendo e ingressando no mercado de trabalho”, comemora Wanderlei Barbosa

O governador e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (Republicanos), comemorou a decisão do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) para...

Estado2 dias atrás

UBS de atendimento covid-19 retorna horário de atendimento normal a pacientes com sintomas gripais

Retomada do expediente na UBS José Rezende, no Setor Alto Bonito, será das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às...

Política2 dias atrás

TO recebe primeiros pedidos de registro de candidaturas

Prazo para registro de candidaturas encerra em 15 de agosto.

Destaque2 dias atrás

TSE exclui técnico da Defesa de inspeção a sistemas de votação

Mensagens dele na internet foram consideradas falsas, diz tribunal.

Destaque3 dias atrás

João Helder Vilela é o nome do PT para disputar o Senado, com Mourão para governador e Germana de vice

Com a escolha do empresário palmeirense João Helder Vilela (PT) para concorrer a senador, o PT completou a composição de...