Estado
Com apoio do governo, CQC vai arrecadar doações em Palmas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) vai estar presente em ação do programa CQC, da Band, que estará em Palmas na próxima terça-feira, 14, gravando o quadro “Cadeia de Favores” e arrecadando doações que irão beneficiar uma escola da Ilha de Marajó (PA). O objetivo do Corpo de Bombeiros é garantir a segurança da ação e incentivar a população a colaborar com a iniciativa do programa.
Segundo o major José Filho, diretor de Planejamento Ensino e Pesquisa do CMBTO, é uma preocupação da instituição buscar sempre estar integrada a ações de solidariedade. “Vamos disponibilizar um caminhão, que poderá ser usado em eventuais necessidades durante a arrecadação, no intuito de garantir a segurança dos participantes. Também queremos levar a credibilidade do Corpo de Bombeiros para o projeto”, disse.
Esta é a terceira edição do quadro “Cadeia de Favores”, que busca o engajamento de anônimos, artistas, empresários e celebridades em causas sociais. A arrecadação será feita ao longo de todo o trajeto feito pelo caminhão de arrecadação e a finalização da ação na Capital vai acontecer na Praça do Girassóis.
A Ilha de Marajó, onde fica a escola que vai receber as doações, é onde estão registrados os mais baixos índices de desenvolvimento humano do país. O objetivo do CQC é ampliar a perspectiva de crianças e jovens de comunidades ribeirinhas, equipando uma instituição de ensino público com computadores, livros, fornecimento de energia sustentável e outros recursos.
Através do quadro, o programa pretende adquirir 33 painéis SOLARES, 20 computadores, 2.500 livros e 45 mil reais para construção de uma sala de informática. E para isso contou com o apoio de artistas como Maurício de Souza (criador da Turma da Mônica), Vik Muniz (artista plástico) e Os Gêmeos (grafiteiros), que doaram obras para um leilão beneficente; além de terem realizado mutirões em diversas cidades.
Segundo a assessoria do programa, o caminhão com os primeiros donativos sairá do Estado de São Paulo neste sábado, 11, com destino ao Pará e fará paradas em algumas capitais para arrecadar mais doações. Em 2008, tudo que foi arrecado pelo quadro “Cadeia de Favores” foi destinado para uma escola pública de Itú (SP) e em 2009 foi para a Associação Cultural “Bloco do Beco”(SP).
Estado
Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Estado
Dança Tocantins divulga os campeões da etapa regional de Araguaína
Mais votados nas categorias solo e grupo seguem na competição para a fase estadual.

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões pela Diretoria Regional de Educação (DRE), de Araguaína, nas categorias solo e grupo. Os vencedores desta e de outras etapas regionais se classificaram para a disputa na fase estadual, prevista para ocorrer, presencialmente, no dia 5 de agosto de 2022, em Palmas. A DRE de Araguaína é a 11ª região a divulgar os finalistas do concurso.
A apresentação mais votada na categoria solo foi da estudante Evellyn Gomes Valadão, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, somando 1.203. O Grupo Laços de Tradição, composto por Adrielli Morais, Lara Lohany, Lucielle Morais e Morgana Sousa, conseguiu um total de 1.661 votos, e representa o Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira, localizado em Goiatins. As votações públicas das etapas estaduais são feitas virtualmente pelos seguidores do perfil oficial do concurso no Instagram @danca.tocantins.
As competições ocorrem em formato de batalhas entre dois ou três estudantes, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtêm o maior número de votos se classifica para a disputa seguinte. Caso haja empate, a disputa é prorrogada em duas horas até que seja definido o campeão da regional.
Dança Tocantins
O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujo objetivo é incentivar a prática desta manifestação artística de expressão corporal e cultural. Por intermédio da dança os estudantes podem exercitar novas formas de expressão e comunicação, descobrindo linguagens corporais que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.
A promoção da arte nas escolas também ajuda na redução do abandono escolar, por intermédio do resgate dos projetos artísticos estudantis e do fortalecimento socioemocional dos jovens e adolescentes.
Cristiano Viana/Governo do Tocantins