Na sessão da última segunda-feira, 15, o Deputado Federal Célio Moura (PT), usou sua fala na Câmara dos Deputados para cobrar do governador do Tocantins uma posição em relação à saúde pública do estado.

O Deputado disse que a “saúde do Tocantins, está na UTI”, e alertou sobre a Saúde das grandes cidades, como Araguaína, que apareceu o primeiro caso de Dengue Hemorrágica. “As cidades estão afetadas com a Dengue, Chikungunya, Zika, e o nosso governador tem que olhar para a saúde do nosso estado”.

Moura denunciou que muitas cidades estão sem médicos. “Depois que acabou o Programa Mais Médicos, dezenas de cidades estão sem médicos. No Tocantins, um estado novo, nós não podemos deixar o povo sem assistência”, relatou o Deputado.

Ainda sobre Araguaína, o Deputado falou da grande quantidade de atendimentos para poucos hospitais. “Uma policlínica que não está dando conta, uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que não está dando conta dos nossos pacientes”. Ele também falou sobre um prédio que ainda não foi inaugurado, “Temos outra UPA, construída pela presidenta Dilma, já tem 6 anos e não está funcionando”, afirmou Moura.

Moura finalizou dizendo que o estado mais novo da Federação, está com a saúde abandonada. “Eu rogo ao governador do Estado, para que veja a situação do nosso povo, que está sem médicos, uma verdadeira calamidade. Não vamos culpar o “termômetro pela febre, o Tocantins roga por saúde pública”, completou ele.

Pouco tempo depois do alerta feito pelo Deputado, o Ministério da Saúde disponibilizou dados que apontam que o número de casos de dengue no estado de Tocantins cresceu 1.599% em comparação com o mesmo período do ano passado.  Esses dados deixam ainda mais em evidência a denúncia feita pelo petista.

Por Weslene Rocha

http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45370-cresce-em-1-599-o-numero-de-casos-de-dengue-no-tocantins