55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 30, 2025

Caso de vaca louca trava abate de bois, e Brasil faz reunião com a China, seu maior comprador

Um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) — doença conhecida como mal da vaca louca — no Pará, que foi confirmado por autoridades sanitárias brasileiras, travou o mercado do boi gordo e deixou frigoríficos no Brasil em compasso de espera, com abates suspensos em diversas regiões do país.

O Ministério da Agricultura confirmou na noite de ontem (22) que as exportações de carne bovina do Brasil para a China estariam suspensas temporariamente a partir desta quinta-feira (23).

A suspensão em caso de confirmações de EEB faz parte de um protocolo sanitário oficial ratificado por Brasil e China.

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tudo indica que este é um caso isolado e que não há risco de contaminação para o rebanho ou para humanos.

O animal foi abatido e incinerado, e amostras foram enviadas para o laboratório da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em francês), no Canadá, que vai confirmar a origem da doença.

Fávaro recebeu nesta quinta-feira (23) o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, após o governo anunciar a suspensão da exportação de carne bovina para o país asiático.

“Estamos trabalhando com total transparência e agilidade nas informações sobre o caso de EEB no Brasil e trataremos todos os nossos parceiros comerciais com máximo respeito”, disse o perfil do ministro nas redes sociais.

O Brasil é o maior exportador de carne bovina para a China, que detém 42% de participação nesse mercado, à frente de Argentina (18,5%), Uruguai (13,5%) e EUA (6,1%).

Em 2022, de acordo com dados da Embaixada do Brasil na China, as importações de carne bovina cresceram 63% em valor quando comparadas a 2021.

Abates no país todo estão sendo suspensos desde a suspeita da doença. As boiadas que estavam agendadas saíram da programação. Os contratos do boi gordo no mercado futuro, cotados na bolsa de valores B3, tiveram uma queda agressiva, precificando o problema.

sputniknewsbrasil

Últimas Notícias

Feira Donas do Negócio movimenta e reforça o empreendedorismo feminino em Paraíso do Tocantins

O Sicredi realizou, na Praça da Cultura José Torres,...

Max Fleury busca apoio em Brasília e pede a Eduardo Gomes recursos para abrir segunda unidade do Restaurante Popular

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Max...

MPTO recomenda criação de Central de Regulação de Vagas no sistema prisional do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do...

Ação do MPTO resulta em condenação de produtor rural por desmatamento ilegal em Araguaçu

Com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do...

Veja também