dom. fev 28th, 2021

Capacitação em Piscicultura realiza dia de campo em Araguaína

Capacitação em Piscicultura realiza dia de campo em Araguaína

Piscicultura-11Curso faz parte do Projeto Peixe Mais, que trabalha com o cultivo de tambaqui no sistema tanque-rede

Nesta sexta-feira, dia 7, em Araguaína, será realizado o Dia de Campo da Capacitação em Piscicultura que envolve 40 produtores e técnicos de vários municípios do Tocantins. O evento inicia a partir das 8 horas, na Chácara Riacho Fundo, a cerca de 500 metros à esquerda do Cemitério Jardim das Paineiras. O objetivo é aprimorar as tecnologias utilizadas pelos produtores e técnicos em sua região.

A aula de campo, que é o último dia da capacitação, tratará sobre levantamento altimétrico. A ideia é de que, após a palestra, os técnicos tenham condições de operar um nível topográfico, realizando levantamentos altimétricos para projetos de conservação de solos (marcação de curvas de nível), irrigação, construção de viveiros escavados etc. O foco é na construção de viveiros escavados.

Os participantes estão discutindo, desde o último dia 5, temas como abate e importância da qualidade do pescado para a comercialização, prevenção de doenças e planejamento na aquicultura e deterioração e processamento do pescado.

Esse é o terceiro módulo de capacitação continuada em cultivo de tambaqui no sistema de viveiro escavado. Os demais módulos foram em agosto e setembro deste ano. A capacitação faz parte do Projeto Peixe Mais, que também trabalha com o cultivo de tambaqui no sistema de tanque-rede.

Piscicultura

A piscicultura constitui um dos setores emergentes do agronegócio brasileiro. No estado de Tocantins, este setor tem apresentado um crescimento de 833% entre 2000 e 2011, atingindo o total de 12.412 toneladas. Neste sentido, a piscicultura representa uma atividade estratégica tanto para a economia como para a segurança alimentar do estado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Luz, a região do Tocantins tem um grande potencial econômico, por causa das altas temperaturas, que a torna ideal para a criação de peixe. “Ao final do curso, os participantes serão capazes de orientar os produtores no cultivo de peixe em viveiros escavados” destacou.

A capacitação é promovida pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Com informações da Embrapa)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Variante brasileira do SARS-CoV-19 aumenta 10 vezes a presença do vírus em adultos, aponta Fiocruz

Pesquisadores da Fiocruz fizeram um estudo que aponta que adultos infectados pela variante P.1 do novo coronavírus, identificada primeiro no Amazonas, têm uma carga viral dez vezes maior do que...

Prefeitura de Colinas publica novo decreto; Toque de recolher, das 22h as 6 horas

A população de Colinas do Tocantins (TO) deve ficar atenta às novas medidas para conter o avanço do Coronavírus. A Prefeitura, por meio da Secretar vc ia de Saúde, publicou...

Prefeitura de Gurupi decreta novas medidas contra Covid-19

A Prefeitura de Gurupi publicou, na noite desta sexta-feira (26), um novo decreto com medidas mais restritivas em relação à Covid-19.  O documento de nº 466, publicado no Diário Oficial...

Multidão se aglomera sem máscara durante inauguração de bar em Araguaína

Festa foi realizada no dia em que a cidade passou a contabilizar 21.075 diagnósticos de coronavírus e 270 mortes pela doença. Um bar inaugurado na noite desta sexta-feira (27) em...