Estado
Cantata de 500 vozes acontece nesta quinta em Araguaína

Evento é inédito e se destaca nas festividades para celebrar o Natal na cidade
Para promover o clima de Natal em Araguaína, a programação cultural organizada pela Prefeitura promete levar alegria e despertar o espírito natalino em crianças e adultos. Nesta quinta-feira, 18, a partir das 20h, acontece a 1ª Cantata de Natal ‘Vozes do Amanhã’, na Vila de Natal, na Praça das Nações. O coral é formado por 500 vozes de crianças e adolescentes de 20 escolas da rede pública de ensino municipal.
Um megapalco de 18 por 6 metros está sendo montado em frente ao Santuário Sagrado Coração de Jesus. Sob a regência do maestro Cristiano de Sousa Cabral, o grupo apresentará um repertório ecumênico e natalino com dez músicas que falam de amor, solidariedade, otimismo e promete emocionar um público de mais de 2 mil pessoas.
O espetáculo contará também com a participação dos músicos Vanderson Gomes Santana, no teclado, e Renivaldo Brito de Sousa, no Cajon, além da apresentação da cantora gospel Miriam Chagas de Oliveira, aluna da Escola Municipal Domingos de Souza Lemos, que interpretará a canção “Ressuscita-me”, de Aline Barros.
Dentro do cronograma está também a apresentação da professora Michela Soares de Oliveira, da Escola Casimiro Soares, que interpretará a música “A fé faz o herói”, da cantora Jamily, e o coral da Igreja Batista Betel, que se apresenta com duas músicas natalinas.
O evento está sendo organizado pelas secretarias municipais da Educação e do Esporte, Cultura e Lazer.
Ornamentação
Além do palco, uma decoração especial está sendo montada para recepcionar o público. O cenário da Vila de Natal, na Praça das Nações, foi preparado pensando em quem ama o período natalino e rememora o nascimento de Jesus.
Programação Natalina
Dia 18 (quinta-feira)
20h – 1ª Cantata de Natal Vozes do Amanhã, com 500 vozes
Dia 20 (sábado)
20h – Show Turminha Mágica
Dia 24 (quarta-feira)
20h – Show gospel Sandrinha
21h – Show Turminha Mágica
Estado
Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Estado
Dança Tocantins divulga os campeões da etapa regional de Araguaína
Mais votados nas categorias solo e grupo seguem na competição para a fase estadual.

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões pela Diretoria Regional de Educação (DRE), de Araguaína, nas categorias solo e grupo. Os vencedores desta e de outras etapas regionais se classificaram para a disputa na fase estadual, prevista para ocorrer, presencialmente, no dia 5 de agosto de 2022, em Palmas. A DRE de Araguaína é a 11ª região a divulgar os finalistas do concurso.
A apresentação mais votada na categoria solo foi da estudante Evellyn Gomes Valadão, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, somando 1.203. O Grupo Laços de Tradição, composto por Adrielli Morais, Lara Lohany, Lucielle Morais e Morgana Sousa, conseguiu um total de 1.661 votos, e representa o Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira, localizado em Goiatins. As votações públicas das etapas estaduais são feitas virtualmente pelos seguidores do perfil oficial do concurso no Instagram @danca.tocantins.
As competições ocorrem em formato de batalhas entre dois ou três estudantes, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtêm o maior número de votos se classifica para a disputa seguinte. Caso haja empate, a disputa é prorrogada em duas horas até que seja definido o campeão da regional.
Dança Tocantins
O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujo objetivo é incentivar a prática desta manifestação artística de expressão corporal e cultural. Por intermédio da dança os estudantes podem exercitar novas formas de expressão e comunicação, descobrindo linguagens corporais que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.
A promoção da arte nas escolas também ajuda na redução do abandono escolar, por intermédio do resgate dos projetos artísticos estudantis e do fortalecimento socioemocional dos jovens e adolescentes.
Cristiano Viana/Governo do Tocantins