ter. jan 26th, 2021

ATM participa do lançamento da expansão do Programa de Formação para Educação Infantil

O Presidente da Associação Tocantinense de Municípios – ATM, Jairo Mariano acompanhado de mais de 20 prefeitos participaram nesta quarta-feira, 14, do lançamento da expansão do Programa de Formação para Educação Infantil para as demais 133 cidades do Tocantins. Durante o evento, realizado no auditório do Palácio Araguaia, também foram apresentados os resultados do estudo sobre a educação infantil no Estado. As ações fazem parte do Programa Estrada do Conhecimento (PEC) integrante do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

O estudo-piloto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e financiado pelo Banco Mundial. Por meio da empresa de consultoria Triani Assessoria e Treinamento Educacional, foram avaliados ambientes educacionais de creches e pré-escolas nas cidades de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Wanderlândia e Pugmil.

De posse dos dados, foram elaborados o Guia de Orientações Didáticas, que subsidiaram a prática pedagógica dos professores da educação infantil, a Formação para os professores e o Plano de Desenvolvimento para a qualidade da Educação Infantil.

O presidente da ATM, Jairo Mariano destacou a importância da iniciativa. “Esse tipo de parceria é fundamental. Mesmo sendo essa etapa atribuição do município, verificar o envolvimento do Estado em busca de uma educação de qualidade desde a educação infantil, traz satisfação, principalmente, ao ver esses resultados já obtidos nos municípios participantes”.

A titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, frisou o apoio aos municípios para a garantia do sucesso na aprendizagem. “O aluno não é da rede municipal ou estadual. É um cidadão do Tocantins. O acesso e o atendimento com qualidade, principalmente nos primeiros anos na escola, são fundamentais para o fortalecimento do desenvolvimento da criança. Por isso, fomos buscar o que tem de melhor, para qualificação de nossos professores, que são os grandes condutores desse caminho rumo ao sucesso dos nossos alunos.

A professora Wanessa ressaltou que a Pasta tem capacidade técnica para oferecer capacitação aos professores dos 139 municípios. A estimativa é que sejam atendidos 500 educadores. O curso começa em abril e terá dois encontros presenciais, além dos módulos na modalidade de Educação a Distância. As prefeituras que aderirem ao programa receberão ainda material didático.

Para os gestores que já aderiram, a expectativa é de que a capacitação culmine em avanços no ensino ofertado. “Esse tipo de parceria é o que todo gestor precisa. Praticamente não haverá nenhum custo para os municípios. Estou certa de que teremos muitos benefícios nesse atendimento da educação infantil com professores orientados para oferecer o que realmente as crianças dessa faixa etária precisam”, disse a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Antonio Andrade prestigia posse da nova defensora pública estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PTB), participou, na manhã desta segunda, 25, da sessão solene de posse da defensora pública geral do Tocantins, Estellamaris Postal. Ela assume a...

Governador Carlesse prestigia posse de nova defensora pública-geral

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na manhã desta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), da sessão solene de posse da defensora pública Estellamaris Postal...

Palmas: CIBS é acionada e resgata corpo de jovem afogado na Praia dos Buritis

Após duas horas ininterruptas de buscas, bombeiros militares localizaram e resgataram o corpo de um rapaz morto por afogamento na tarde deste domingo, 24, na Praia dos Buritis, região sul...

Em Araguaína, Polícia Civil investiga realização de festas por desrespeito a decreto para conter o avanço da Covid-19

Durante o levantamento feito pela Polícia Civil foi apurado que pelo menos sete pessoas estavam na liderança de um grupo de centenas de pessoas para a realização de várias festas,...