O Presidente da Associação Tocantinense de Municípios – ATM, Jairo Mariano acompanhado de mais de 20 prefeitos participaram nesta quarta-feira, 14, do lançamento da expansão do Programa de Formação para Educação Infantil para as demais 133 cidades do Tocantins. Durante o evento, realizado no auditório do Palácio Araguaia, também foram apresentados os resultados do estudo sobre a educação infantil no Estado. As ações fazem parte do Programa Estrada do Conhecimento (PEC) integrante do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

O estudo-piloto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e financiado pelo Banco Mundial. Por meio da empresa de consultoria Triani Assessoria e Treinamento Educacional, foram avaliados ambientes educacionais de creches e pré-escolas nas cidades de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Wanderlândia e Pugmil.

De posse dos dados, foram elaborados o Guia de Orientações Didáticas, que subsidiaram a prática pedagógica dos professores da educação infantil, a Formação para os professores e o Plano de Desenvolvimento para a qualidade da Educação Infantil.

O presidente da ATM, Jairo Mariano destacou a importância da iniciativa. “Esse tipo de parceria é fundamental. Mesmo sendo essa etapa atribuição do município, verificar o envolvimento do Estado em busca de uma educação de qualidade desde a educação infantil, traz satisfação, principalmente, ao ver esses resultados já obtidos nos municípios participantes”.

A titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, frisou o apoio aos municípios para a garantia do sucesso na aprendizagem. “O aluno não é da rede municipal ou estadual. É um cidadão do Tocantins. O acesso e o atendimento com qualidade, principalmente nos primeiros anos na escola, são fundamentais para o fortalecimento do desenvolvimento da criança. Por isso, fomos buscar o que tem de melhor, para qualificação de nossos professores, que são os grandes condutores desse caminho rumo ao sucesso dos nossos alunos.

A professora Wanessa ressaltou que a Pasta tem capacidade técnica para oferecer capacitação aos professores dos 139 municípios. A estimativa é que sejam atendidos 500 educadores. O curso começa em abril e terá dois encontros presenciais, além dos módulos na modalidade de Educação a Distância. As prefeituras que aderirem ao programa receberão ainda material didático.

Para os gestores que já aderiram, a expectativa é de que a capacitação culmine em avanços no ensino ofertado. “Esse tipo de parceria é o que todo gestor precisa. Praticamente não haverá nenhum custo para os municípios. Estou certa de que teremos muitos benefícios nesse atendimento da educação infantil com professores orientados para oferecer o que realmente as crianças dessa faixa etária precisam”, disse a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin.