55.3 F
Nova Iorque
sábado, novembro 1, 2025

Araguaína discute gestão da educação em seminários da Undime-TO

O encontro foi direcionado aos secretários, avaliadores, diretores, técnicos das secretarias e professores que discutiram a gestão do ensino público.

DSCF7642A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Educação, participou da segunda edição de Ciclos de Seminários que discutem políticas voltadas à Educação, no Centro Universitário Integrado de Ciências, Cultura e Arte (Cuica) da UFT, campus de Palmas, de 17 e 18 de setembro. Promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO), em parceria com o Ministério da Educação, o encontro foi direcionado aos secretários da pasta, avaliadores, diretores, técnicos das secretarias e professores.

O secretário de Educação, professor Jocirley de Oliveira, foi o representante do município durante o evento que teve como tema “A melhoria da gestão municipal para o direito a educação”. Escolhido pelo MEC como Coordenador estadual do Ciclo de Seminários, o secretário conduziu o evento, que contou com a presença de profissionais da educação de todo Estado. “O evento é um momento relevante para os municípios discutirem seus projetos, debatendo com todos o que é melhor para a construção de seus planos”, analisou ele.

Ciclo

O objetivo do Ciclo de Seminários é promover o debate sobre a importância da gestão da educação pública para garantir o cumprimento do direito à educação de todos e todas. Temas como o Plano Municipal de Educação, Plano de Carreira, programas e políticas educacionais do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além disso, foram abordados os programas de instituições parceiras, como o “Fora da Escola – Não Pode!” do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e o “De Olho nos Planos”, da Ação Educativa. O uso pedagógico da Provinha Brasil, com a Fundação Itaú Social e o Conviva Educação, iniciativa da Undime-TO e de outros 13 Institutos e Fundações parceiras, também foram apresentados e debatidos.

Inclusiva

Durante sua palestra, o secretário Oliveira, lembrou aos demais secretários a importância da elaboração dos planos de carreira para a vida profissional do educador. Oliveira também lembrou os impactos que o plano gera no orçamento dos municípios e orientou sobre os trâmites necessários para sua construção. Araguaína hoje é referência para os demais municípios da região em Educação Inclusiva. A afirmativa é do secretário Oliveira. “Por entendermos a necessidade da inclusão educativa e social das crianças especiais, em nossa cidade, a prefeitura tem feito um grande investimento na estrutura da Educação Inclusiva desde a Educação Infantil”, finalizou Oliveira.

 

Últimas Notícias

PF deflagra 8ª fase da Operação Overclean e mira secretário nacional do Podemos em esquema de R$ 1,4 bilhão

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (31), a oitava...

Tocantins avança na aplicação do protocolo “Não é Não” em bares e casas de espetáculo

Representantes de diversas instituições se reuniram na quarta-feira, 29,...

Marcus Marcelo solicita compra de materiais para normalizar cirurgias bariátricas no Tocantins

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou requerimento na...

Justiça suspende licitação de R$ 3,4 milhões no município de Nova Olinda após pedido do MPTO

A Justiça do Tocantins suspendeu, na manhã desta quinta-feira,...

Veja também