Política
Após LOA ser protocolada na AL, Valderez destaca empenho em restabelecer trabalhos junto com a Gestão

Com foco especial nas áreas da saúde, educação e segurança pública, o Governo do Estado protocolou na manhã desta terça-feira, 24, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015 na Assembleia Legislativa (AL).
A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) esteve presente na entrega, junto com o secretário de Planejamento, Davi Siffert Torres, o secretário de Assuntos Parlamentares, Antônio de Pádua Marques, o secretário da Casa Civil, Télio Leão Ayres e com o deputado estadual Paulo Mourão (PT).
Valderez afirmou que está empenhada com a atual gestão para restabelecer os trabalhos administrativos no Estado e destacou que o Executivo também busca a melhor forma de resolver os problemas atualmente enfrentados. “Foi destinado 39,9 milhões para a Unitins no Orçamento apresentado hoje. Essa é uma das provas de que a gestão está buscando viabilizar a instituição”, exemplificou.
Prioridades
De acordo com Torres o Plano Plurianual do Estado será desenvolvido a partir de maio. Até lá o Executivo continuará com os mesmos programas e projetos da gestão passada. Ele destacou ainda a porcentagem que deve ser destinada para algumas áreas.
“A obrigação por Lei é de 12% do orçamento para a saúde, mas nós colocamos 21,6%. Para a educação mantivemos os 25% e para a Segurança Pública 17% ao todo. O gasto com pessoal por lei deve ser de 49%. Nós mandamos com 48,9%”, explicou.
A matéria deve ser lida no Plenário da Casa na próxima Sessão. Logo depois deve ser encaminhada para as comissões, onde será analisada pelos parlamentares. Após todo o trâmite legal, o projeto de LOA deve ser colocado em votação.
Política
Nova presidente da Caixa assume cargo na terça-feira
Daniella Consentino assinou hoje o termo de posse.

A economista Daniella Marques Consentino teve o nome aprovado hoje (1º) pelo Comitê de Elegibilidade da Caixa Econômica Federal e assinou o termo de posse. Ela assumirá oficialmente o cargo na próxima terça-feira (5), em cerimônia oficial no Palácio do Planalto.
Ex-secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Consentino substituirá Pedro Guimarães, que pediu demissão nessa quarta-feira (29), após denúncias de assédio sexual que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Trabalho. Ele negou as acusações na carta de renúncia.
No governo desde janeiro de 2019, Consentino foi chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia. Uma das principais assessoras do ministro Paulo Guedes, ela assumiu a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade no início do ano.
Com formação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a nova presidente da Caixa tem MBA em Finanças pelo Ibmec e uma carreira no mercado financeiro. Foi diretora-executiva da Oren Investimentos e diretora de Risco e Compliance, sócia e gestora de Renda Variável da Mercatto Investimentos. Antes de entrar no governo, foi sócia do ministro Guedes na Bozano Investimentos, onde foi diretora de Compliance e Operações e Financeiras.
Por Agência Brasil – Brasília
Política
Prefeito Wagner pode acabar com os empregos ligados aos vereadores do MDB na Prefeitura

Desde a gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas, os contratos temporários duram seis meses, de janeiro a junho, tendo início a partir de agosto. No entanto, dizem que a recontratação depende da relação entre os vereadores e o prefeito ou servidores e a Câmara Municipal.
Aproveitando o vencimento do contrato, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues SD, afirmou que não estaria disposto a renovar contratos com funcionários vinculados a determinados parlamentares, entre eles Geraldo Silva e Edmar Leandro na Prefeitura de Araguaína, revelou uma fonte.
Após as especulações, os vereadores teriam convocado neste mês de junho, Wagner para uma conversa em um local não revelado, a fim de abafar as especulações. Segundo a fonte, o prefeito ficou irritado com os vereadores, e imediatamente saiu da sala.
Por: Geovane Oliveira