100%
Com você
terça-feira, outubro 21, 2025
100%
Com você

Ação que visava anular aumento do IPTU em Arraias é declarada extinta por ter atingido seu objetivo

A Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual a fim de anular o decreto municipal que aumentou irregularmente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) do município de Arraias foi declarada extinta pela Justiça em razão de já ter atingido o seu objetivo.

O MPE sustentava na ação o entendimento constitucional de que qualquer imposto só pode sofrer aumento por meio de lei. Também era defendido que a majoração dos impostos não respeitou as regras constitucionais da anualidade e anterioridade. A ACP foi proposta à Justiça em abril de 2016.

No mês de julho de 2016, a Justiça atendeu pedido do MPE e expediu liminar suspendendo os efeitos do decreto municipal que aumentava os impostos. E este ano, em 20 de março, o município de Arraias revogou o decreto municipal, acolhendo os fundamentos do Ministério Público e antecipando-se ao julgamento do mérito da Ação Civil Pública.

“Como a pretensão do autor era justamente a declaração da nulidade daquele decreto, é de se reconhecer a perda do objeto”, aponta o juiz Eduardo Barbosa Fernandes na decisão que extingue o processo judicial, proferida em 18 de abril deste ano.

A Ação Civil Pública que visava a anulação do decreto municipal é de autoria do Promotor de Justiça João Neumann Marinho da Nóbrega, da Comarca de Arraias.

Flávio Herculano

Últimas notícias

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins para preservar tradição artesanal

Com o objetivo de salvaguardar uma das mais ricas...

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Novo Horizonte e fortalece protagonismo feminino indígena

O projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia, iniciativa do Instituto Terra Dourada,...

Câmara de Araguaína tem quase 300 servidores; 37 são temporários

A Câmara Municipal de Araguaína mantém 285 servidores ativos,...

EXATO 2025/2 mobiliza mais de 12 mil candidatos em todo o Tocantins

Durante este domingo, (19), milhares de futuros acadêmicos do...

Após aposentadoria de Barroso, Nunes Marques assume relatoria do caso Wanderlei Barbosa no STF

A defesa do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, protocolou...

Artigos Relacionados

Categorias populares