O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente chinês, Xi Jinping, saudaram um “novo começo” para a relação entre os países após uma reunião durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

Disputas territoriais têm abalado os laços entre China e Japão — a segunda e a terceira maior economia do mundo, respectivamente.

“No final da reunião, o presidente Xi disse que esta é uma reunião que marca um novo começo de relações entre Japão e China. Eu completamente sinto o mesmo”, disse Abe.

O premiê japonês também afirmou ter discutido uma possível visita à China e a vinda de Xi ao Japão.

A Coreia do Norte e seu programa balístico e nuclear também foi um ponto de discussão entre os líderes. Abe e Xi expressaram a intenção de fazer uma reunião trilateral com a presença da Coreia do Sul o mais cedo possível.

“Com a situação da Coreia do Norte em uma fase importante, o papel que a China deve desempenhar é muito grande”, disse Abe.

Em entrevista à agência de notícias Xinhua, o presidente chinês disse que relações estáveis são do interesse dos dois países. China e Japão “devem tomar medidas construtivas para gerenciar e controlar apropriadamente as disputas que existem entre os dois países”, acrescentou Xi.

br.sputniknews.com