Em menos de quatro anos, o eleito para comandar o Estado passou de Deputado Estadual, presidente da Assembleia Legislativa a Governador.

O atual governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), foi reeleito já no primeiro turno, para comandar o Estado por mais quatro anos. Ele recebeu 404,484 votos, contra 219,842 do concorrente Carlos Amastha (PSB).

Carlesse teve uma rápida ascensão no cenário político ao assumir o executivo local do PHS no início de 2018. E após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar os mandatos do então governador, Marcelo Miranda (MDB), e da vice, Cláudia Lélis (PV).

Em uma disputa anterior para o cargo de governador, Carlesse já havia passado como um “trator” por cima de nomes tradicionais na política do estado do Tocantins como: Kátia Abreu e o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha. No segundo turno, derrotou o Senador Vicentinho com 75,14% dos votos.

Por fim, com esse desempenho brilhante nas últimas eleições, chegou a ser apontado como um fenômeno eleitoral. E para 2020 ele chega nas eleições municipais com carisma e a popularidade em alta, com isso, o governador Carlesse deve ser outra vez o grande protagonista das eleições municipais. E nas disputas em Palmas, Gurupi, Paraíso, e Araguaína sua presença deve fazer a diferença nas disputas eleitorais, contribuindo para diversas vitórias importantes dos seus aliados políticos em todo o Estado.

Por Geovane Oliveira