quinta-feira, outubro 16, 2025

Prorrogado prazo para inclusão de processos na pauta da Semana Nacional de Conciliação

semanateste_280_233O prazo para quem tiver interesse em incluir algum processo em andamento na Justiça do Tocantins na pauta da Semana Nacional da Conciliação foi prorrogado para o dia 30 de outubro. Este prazo se encerraria em 30 de setembro passado. A informação é da juíza Umbelina Lopes Pereira, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos – NUPEMEC e também da Semana Nacional da Conciliação no estado.

Segundo a magistrada, a Semana da Conciliação acontecerá em todas as 42 comarcas do Tocantins, de 23 a 27 de novembro, em sintonia com a Semana Nacional. A inclusão de processos na pauta pode ser feito através do e-mail conciliar@tjto.jus.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. pelo próprio interessado, ou por intermédio de seu advogado, que deve peticionar no processo, fazendo esta solicitação ao juiz.

Em entrevista a uma emissora de televisão local a coordenadora do NUPEMEC disse que o Poder Judiciário trabalha ao longo do ano desenvolvendo políticas de incentivo à conciliação. “Nós temos cinco centros de conciliação no estado”, esclarece, “instalados em Araguaína, Palmas, Porto Nacional, Colinas e Gurupi. Temos, inclusive, o atendimento pré-processual, que está disponibilizado no sistema e-Proc/TJTO (processo eletrônico do Tribunal de Justiça do Tocantins)”.

A juíza Umbelina Lopes Pereira afirma que a Semana Nacional serve para estimular uma cultura de conciliação, “pois nós, do Poder Judiciário, acreditamos que é uma forma adequada de tratar o conflito. Nós tratamos (a conciliação) não como forma de acelerar o andamento dos processos, mas como algo que realmente contribui para a pacificação social”.

Luiz Pires – Cecom/TJTO

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares