Araguaína (TO) – Com previsão de mais de 150 vagas distribuídas em 96 especialidades, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou no último dia 5 de janeiro concurso público para a área médica. O certame selecionará profissionais para os hospitais universitários federais administrados pela estatal. O extrato foi publicado no Diário Oficial da União e o edital normativo está disponível no site da Ebserh e no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para o Hospital de Doenças Tropicais, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFNT/Ebserh), o concurso contempla 20 especialidades médicas, com oito vagas distribuídas para as especialidades Cardiologia (1); Clínica Médica (5); Hematologia e Hemoterapia (1); Oftalmologia (1), além de cadastro reserva para outras 16 especialidades definidas conforme a necessidade de cada hospital.
Política de Cotas Ampliada
O edital estabelece reserva de vagas para pessoas pretas e pardas (25%), pessoas com deficiência (10%), indígenas (3%) e quilombolas (2%) – esta última, uma novidade. Em relação ao último concurso, haverá um incremento de 5% na cota para pessoas pretas e pardas. Além disso, a nova ordem de convocação priorizará as pessoas com deficiência.
Provimento tempestivo
O concurso público vigente – homologado em junho de 2025 – convocou mais de 1.240 médicos e médicas, superando em seis vezes o número de vagas imediatas previstas em edital e esgotando o cadastro de reserva em diversas especialidades.
Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, o novo concurso é essencial para que a Ebserh alcance seu propósito: “Saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS”.
“Nosso esforço é pela contratação tempestiva de profissionais aprovados nos concursos, sempre que houver demanda pela expansão ou pela reposição da força de trabalho nos hospitais que integram a Rede Ebserh e na administração central da estatal, em Brasília”, destaca Luciana.
A diretora ressalta, também, que os aprovados no último concurso – homologado em junho de 2025 – manterão a prioridade nas convocações. Adicionalmente, os editais das áreas administrativa e assistencial terão sua validade prorrogada por mais um ano.




