55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, novembro 26, 2025

Multa por abandono de animais e reinserção de pais de PCDs: principais projetos de Jorge Frederico são aprovados na Assembleia

Foram aprovados no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (25), um conjunto de proposituras do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), com destaque para o projeto que estabelece diretrizes para a profissionalização e reinserção no mercado de trabalho de pais ou responsáveis por pessoas com deficiência. A proposta garante prioridade em cursos profissionalizantes e prevê apoio a famílias que ficam sem amparo após o falecimento do ente assistido. Segundo o deputado, a matéria busca assegurar dignidade a quem dedicou a vida ao cuidado integral. “O falecimento dessas pessoas assistidas deixa os responsáveis em situação de vulnerabilidade, muitas vezes sem qualificação profissional atualizada e sem oportunidades de recolocação no mercado”, destacou, citando a justificativa do projeto.

Outro projeto aprovado cria multa para o abandono de animais domésticos no Estado do Tocantins. A medida prevê penalidades que variam de R$ 2 mil a R$ 10 mil, com valores maiores em casos graves, como abandono de filhotes, animais doentes ou abandono em rodovias. Jorge Frederico defendeu a proposta ressaltando que o abandono traz impactos sociais e de saúde pública. “O abandono de animais constitui uma das formas mais cruéis de maus-tratos e gera problemas como transmissão de doenças e acidentes de trânsito”, afirmou, conforme justificativa da lei.

Além dessas matérias, foram aprovadas outras duas proposições do parlamentar: a que declara de Utilidade Pública Estadual o Instituto Vanguard de Apoio ao Desenvolvimento Social, localizado em Ananás, reconhecendo seu trabalho social, ambiental e comunitário; e o projeto que inclui o evento religioso Aviva Xambioá no Calendário Cultural do Tocantins, fortalecendo uma tradição local com mais de uma década de atividades culturais, sociais e religiosas.

Jorge Frederico comemorou as aprovações e declarou a importância de modernizar legislações em áreas como proteção social, bem-estar animal, cultura e fortalecimento de instituições comunitárias em todos os cantos do Estado.

Por Weslene Rocha

Últimas Notícias

Sem pagamento dos direitos atrasados, educação paralisa atividades nesta quarta (26), em Palmas

Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Palmas...

Aleto apresenta aplicativo que amplia transparência de emendas parlamentares

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) apresentou, na tarde...

Vozes de Ébano une arte e antirracismo no Novembro Negro do Tocantins

O Grupo Vozes de Ébano apresentou, na segunda-feira, 24,...

Veja também