55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 19, 2025

China critica “ingerência” dos EUA após encontro de Obama com o dalai-lama

000_was8332885China opõe-se aos países estrangeiros que recebem o dalai-lama, disse hoje (6) um porta-voz do governo, depois de o presidente Barack Obama ter tido o primeiro encontro público com o líder espiritual tibetano exilado.

Pequim é “contra a interferência dos países estrangeiros nos assuntos internos da China, sob o pretexto de questões relacionadas com o Tibet”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hong Lei, aos jornalistas, acrescentando que o líder espiritual “no exílio político está há muito tempo envolvido em atividades separatistas antiChina, sob o pretexto da religião”.

“Quero cumprimentar especialmente um bom amigo”, declarou na quinta-feira Barack Obama, no início de um discurso para 3 mil pessoas, concentradas em Washington, a capital norte-americana. Foi a primeira vez que Obama e o dalai-lama foram vistos juntos em público.

Três encontros anteriores ocorreram a portas fechadas e fora da Sala Oval para evitar problemas nas relações com Pequim.

O anúncio do encontro, no início da semana, desencadeou reação imediata de Pequim. “Nos opomos a qualquer encontro, seja qual for a sua forma, entre um dirigente estrangeiro e o dalai-lama”, declarou Hong Lei.

Washington deve “agir nessa questão, levando em conta os interesses da relação bilateral” com a China, acrescentou o porta-voz.

Da Agência Lusa

 

 

Últimas Notícias

Quando o Senado ignora o povo

Os números são claros, objetivos e difíceis de contestar:...

Senadores do Tocantins votam a favor de PL rejeitado por 63% da população

Levantamento de opinião divulgado recentemente revela que 63% da...

Ao receber título de cidadão em Arapoema, Marcus Marcelo reafirma seu compromisso nos municípios

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) recebeu, na última...

Sindepol-TO comemora conquista histórica com aprovação do Teto Único no Tocantins

A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou, por unanimidade, nesta...

Veja também