55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 10, 2025

MPE solicita e Justiça suspende entrega de títulos pelo Incra às vésperas da eleição

74ea5c98a0943bb22fdf8295fafee5c2-width-400Com o objetivo de resguardar a igualdade entre os candidatos que disputam a eleição presidencial neste segundo turno, o Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou requerimento solicitando ao Poder Judiciário intervenção em suposta entrega de títulos de posse do INCRA. A ação aconteceria na sexta e sábado, 24 e 25 de outubro, às vésperas da eleição.

O Juiz Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, Álvaro Nascimento Cunha, publicou decisão nesta quarta-feira, 22, que acata as denúncias do MPE e suspende a entrega de títulos e/ou regularização fundiária. Para o autor do requerimento, Promotor Eleitoral da 34ª Zona Eleitoral, Alzemiro Wilson Peres Freitas, a suposta ação do INCRA configura uso indevido da máquina pública e abuso de poder econômico e político em benefício de determinado candidato, partido ou coligação.

Ainda de acordo com o Promotor, outro ¿absurdo¿ é que a suposta entrega de títulos aconteceria exatamente ao lado da sede do MPE e do Cartório Eleitoral de Araguaína, no centro da cidade. ¿Lamentável é a conduta de quem determinou tal ato, na medida em que demonstra que estamos em ‘terra sem lei’. Mais uma das expressões de que ‘acreditam na impunidade’. Inadmissível¿, disse Alzemiro

A decisão do magistrado baseia-se no artigo 40 da Lei nº 9.504/97 e o não cumprimento implicará na prática do crime de desobediência, podendo, inclusive, culminar em prisão em flagrante.

Últimas Notícias

O preço do concreto: Quem realmente ganha com a nova Avenida Siqueira?

A urbanização da Avenida Siqueira Campos, em Araguaína, tem...

Comissão tem 60 dias para avaliar legalidade dos atos da gestão interina

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, instituiu uma Comissão...

Parceria entre Gipão e gestão municipal resulta em obras que mudam a realidade de Piraquê

O município de Piraquê recebeu neste sábado (06) um...

Veja também

Corregedoria-Geral da Justiça realiza correição na Comarca de Araguaína

A Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, abre oficialmente nesta terça-feira, 21/9, os trabalhos correcionais nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais,...