quinta-feira, outubro 16, 2025

MPTO obriga município de Palmas a prestar esclarecimentos sobre funcionamento das UPAs

A Justiça acatou pedido do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e emitiu decisão, na terça-feira, 9, determinando que representante da Secretaria de Saúde de Palmas apresente informações em caráter de urgência, no prazo de até dois dias, sobre o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, no que se refere à disponibilidade de leitos, de medicamentos, insumos e equipe de profissionais de saúde.

Conforme a decisão, o município deve informar a taxa de ocupação das UPAs Sul e Norte, posicionando-se sobre a alegação de insuficiência de leitos na unidade Sul, além de especificar as providências para a garantia da continuidade do atendimento adequado dos pacientes.

Também deverá ser comprovada a escala de plantão dos profissionais da saúde em efetivo exercício nas UPAs, informação que o Ministério Público vem requisitando de forma reiterada em razão de reclamação formalizada sobre a insuficiência de profissionais.

Ainda conforme a decisão judicial, a gestão deve apresentar informações sobre o estoque dos medicamentos nas UPAs para o tratamento da Covid-19, em especial os citados em reclamação formalizada ao MPTO, sendo eles enoxaparina, terbutalina e ceftriaxona. Ainda deverá ser informada a disponibilidade de máscaras cirúrgicas e máscaras de proteção e outros materiais e insumos, bem como comprovado o funcionamento dos equipamentos de raio-x das UPAs e a provisão de oxigênio para o atendimento regular nas duas unidades.
O Ministério Público do Tocantins é representado no processo judicial pela promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, da área de defesa da saúde. A decisão sobre os esclarecimentos foi proferida pelo juiz Gil de Araújo Corrêa. (Flávio Herculano)

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares