quinta-feira, outubro 16, 2025

Meia Maratona do Tocantins traz novas provas e categorias para edição de 2019

A XIX Meia Maratona do Tocantins, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de outubro, nos municípios de Palmas e Porto Nacional, apresenta um novo formato e entre as novidades está a inclusão de novas provas e categorias. Além da prova dos 21 km (meia maratona), neste ano, também serão disputadas provas de 10 km e 5 km e prova infantil, de 20 a 300 metros.

Conforme Robson Ferreira, superintendente de Esporte, Juventude e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), as provas com percursos menores visam democratizar e popularizar a participação dos atletas. “Nós sabemos que temos muitos atletas que não têm condição de treinar e correr os 21 km, então, esses atletas terão a oportunidade de participar dessa grande festa, realizando percursos inferiores”, ressalta.

No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, será realizada a Corrida de Rua da Criança, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), com a primeira largada às 07h30min, na Praia da Graciosa, em Palmas, com percurso dividido de acordo com a faixa etária, por atletas de ambos os sexos, crianças e adolescentes regularmente inscritos.

Já a meia maratona, a corrida 10 km e a corrida de 5 km serão realizadas no dia 13, com largada prevista para as 6h45min, sendo que as duas primeiras terão largada no Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, com chegada à Praia da Graciosa, enquanto a última terá largada e saída na Praia da Graciosa.

Os atletas interessados em participar do evento devem se inscrever em uma única prova e em uma única categoria. A meia maratona e a corrida de 10 km se dividem da seguinte forma: categoria elite feminino; categoria elite masculino; categoria forças de segurança; categoria pelotão geral e categoria Pessoa com deficiência PCD. As provas de 5 km e a corrida de rua para crianças serão divididas em duas categorias: categoria pelotão geral e categoria PCD.

Outra novidade prevista no regulamento deste ano é a categoria para as forças de segurança. Fazem parte desta categoria os atletas integrantes das seguintes instituições: Militares das Forças Armadas – masculino e feminino; Policiais Federais – masculino e feminino; Policiais Rodoviários Federais –  masculino e feminino; Policiais Militares  – masculino e feminino; Policiais Civis – masculino e feminino; Bombeiros Militares – masculino e feminino; Agentes Penitenciários – masculino e feminino; Guardas Metropolitanos/Municipais –  masculino e feminino; Agentes de Trânsito – masculino e feminino.

Nas categorias de elite da meia maratona e da corrida de 10 km, o atleta deve possuir um currículo de tempo mínimo em provas oficiais, sendo esses, obrigatoriamente, válidos ou confirmados, dos últimos 12 (doze) meses e o tempo comprovado de no mínimo dois eventos. No pelotão de elite masculino, o atleta deve ter tempo referencial de até 1h10min para a meia maratona e até 32min para os 10 km. E no pelotão de elite feminino, a atleta deve ter tempo referencial de até 1h25min para a Meia Maratona e até 38min para os 10 km.

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares