55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 30, 2025

Ministério Público Federal no Tocantins realiza vistoria no Hospital Geral Público de Palmas

Essa foi a primeira de uma série de visitas que o MPF pretende fazer nos hospitais do Estado no segundo semestre de 2014

capture-20140818-185609O Ministério Público Federal no Tocantins, por intermédio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, realizou vistoria no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) com o objetivo de verificar se o abastecimento de medicamentos materiais e insumos hospitalares já foi regularizado.

Durante a vistoria o procurador da República Fernando Antônio Alves de Oliveira Júnior ouviu médicos, enfermeiros e outros servidores do hospital e pôde constatar que ainda faltam alguns medicamentos como vancomicina injetável; polimixina B; ciproterona; e dietilestilbestrol, estes dois últimos são utilizados em tratamentos oncológicos.

Ao visitar o almoxarifado central o procurador foi informado que a falta de materiais como cola biológica e clips provisórios está prejudicando a realização de cirurgias neurológicas. Há também falta de fraldas, tubo n.° 8, água destilada, umidificador, máscara de oxigênio, cateter periférico, material de expediente, material para banho, cadeira de rodas, soro, gazes e coxim, espécie de colchão que evita o aparecimento de escaras em pessoas acamadas.

Na UTI constatou-se a falta de muitos medicamentos indispensáveis como caspofungina, piperacilina, polimixina b, tigeciclina, placa de hidrocoloide, gluconato de cálcio, cloreto de sódio, medicamentos antidepressivos, anlodipina, hidrolazina, espironolactona, fenobarbital e fentanil. Funcionários do setor informaram que, devido à falta de pagamento dos plantões extras, estão trabalhando com apenas 60% (sessenta por cento) da equipe da UTI e que o laboratório terceirizado não está realizando exames que precisam ser enviados para fora do Estado.

Em conversa com o diretor-geral do HGPP, Paulo Farias, o procurador foi informado que a previsão é de melhora na gestão da saúde, pois os recursos voltaram a ser administrados pela Secretaria de Saúde, e não mais pela Secretaria da Fazenda.

A vistoria é um procedimento padrão do MPF para acompanhar o cumprimento da ação civil 6650-45.2013.4.01.4300 que determinou ao Estado que regularize o abastecimento de medicamentos, materiais e insumos na rede hospitalar ligada à Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins.

Procuradoria da República no Tocantins

Últimas Notícias

Feira Donas do Negócio movimenta e reforça o empreendedorismo feminino em Paraíso do Tocantins

O Sicredi realizou, na Praça da Cultura José Torres,...

Max Fleury busca apoio em Brasília e pede a Eduardo Gomes recursos para abrir segunda unidade do Restaurante Popular

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Max...

MPTO recomenda criação de Central de Regulação de Vagas no sistema prisional do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do...

Ação do MPTO resulta em condenação de produtor rural por desmatamento ilegal em Araguaçu

Com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do...

Veja também

Corregedoria-Geral da Justiça realiza correição na Comarca de Araguaína

A Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, abre oficialmente nesta terça-feira, 21/9, os trabalhos correcionais nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais,...