55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, novembro 4, 2025

Detentos são condenados por forjar suicídio de companheiro assassinado em cela

A Justiça condenou dois detentos da Unidade Prisional Barra da Grota a 37 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado, cometido no próprio estabelecimento prisional. A decisão faz parte da 5ª temporada de julgamento do Tribunal do Júri da Comarca de Araguaína, presidida pelo juiz Francisco Vieira Filho.

Conforme consta nos autos, na madrugada do dia 25 de novembro de 2014, na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, Weigh Pedro da Silveira e Fauaze Silva Barbosa planejaram e executaram a morte de Wesley Pereira Soares, simulando um suicídio. Os réus esperaram a vítima tomar um remédio para dormir e, nas primeiras horas do dia, com a utilização de uma corda, provocaram lesões na cervical, semelhante à asfixia mecânica.

Para o magistrado, três circunstâncias qualificam o crime, “a primeira, motivo torpe, como circunstância qualificadora; a segunda, meio cruel; e a terceira, recurso que dificultou a defesa da vítima”. E complementou: “Entendo a garantia da ordem pública, pelo fato de os acusados serem reincidentes e cometerem crime grave contra a vida e por ter sido praticado no interior de unidade de cumprimento de pena, com motivo torpe e crueldade do meio, que denota que os acusados ainda persistem com sanha criminosa e a prática de crimes”.

Fauaze Silva Barbosa foi condenado pela Justiça a cumprir 20 anos, sete meses e 15 dias de prisão. Já Weigh Pedro da Silveira foi condenado a 17 anos, 11 meses e 22 dias de reclusão. 

Confira a sentença.

Texto: Sthéfany Simão/  Foto: Divulgação

Comunicação TJTO

Últimas Notícias

Governador anuncia medidas emergenciais para “recuperar equilíbrio” da saúde no TO; oposição fala em “crise artificial”

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou nesta segunda-feira...

Pais criticam contratação de professores sem experiência pela gestão do prefeito Wagner Rodrigues

A decisão do prefeito Wagner Rodrigues de contratar professores...

Profissionais da Educação ocupam Câmara de Araguaína e reforçam protesto contra retirada de direitos

Nesta segunda-feira, 3 de novembro, professores e demais profissionais...

O Melhor da Amazônia Podcast

🎙️ Tá no ar o primeiro episódio do O Melhor da Amazônia Podcast! A conversa tá boa, os temas são quentes e as análises, afiadas! 🔥 Neste episódio, a gente analisa a ação do vereador Max Fleury em Brasília, que busca apoio para expandir o Restaurante Popular em Araguaína — um projeto que pode impactar muitas famílias da cidade. Dá o play e vem com a gente! 🎧

Veja também

Corregedoria-Geral da Justiça realiza correição na Comarca de Araguaína

A Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, abre oficialmente nesta terça-feira, 21/9, os trabalhos correcionais nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais,...