Em entrevista exclusiva ao jornalista Geovane Oliveira, do Portal O Melhor da Amazônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre os investimentos do Governo Federal no Tocantins durante visita realizada na manhã desta quinta-feira (05) ao campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, nas proximidades do setor Barros.
Segundo o ministro, a vinda ao estado tem como principal objetivo acompanhar de perto as obras em andamento e ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica. “Estamos investindo cerca de R$ 20 milhões do PAC em obras aqui no campus de Araguaína e também no campus de Tocantinópolis. Em Tocantinópolis, inclusive, está sendo implantado um novo Instituto Federal”, destacou.
Camilo Santana ressaltou ainda o reforço no quadro de pessoal das instituições federais. “Nomeamos novos professores e servidores que tomarão posse nos próximos dias. Não adianta apenas construir prédios; é preciso garantir professores, técnicos, restaurante universitário e recursos para o pleno funcionamento das universidades”, afirmou. Ele lembrou que, recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou a criação de mais 8.300 vagas para docentes e técnicos em todo o país.
Durante a visita, o ministro anunciou a implantação de um novo curso de Agronomia, que começa ainda neste semestre, voltado a atender a demanda crescente da região, especialmente nas áreas de agronegócio e agroindústria. “Esta é uma universidade estratégica para uma região que cresce muito. Fazemos questão de visitar, conversar com alunos e professores. Como diz o ditado: o que os olhos não veem, o coração não sente”, completou.
Outra demanda apresentada à comitiva foi a transformação da clínica veterinária em hospital veterinário para atendimento de animais de médio e grande porte. Camilo Santana afirmou que o pleito será analisado e reforçou o compromisso do governo. “É um compromisso do presidente Lula investir sempre na educação. Vamos inaugurar em maio um novo bloco que estava parado há cerca de 10 anos e iniciar a construção de outro, ampliando a estrutura para os novos cursos do campus”, disse.
Questionado por Geovane Oliveira sobre projetos em Xambioá e Guaraí, o ministro explicou que os estudos estão em avaliação. “Ninguém consegue fazer tudo de uma vez, mas seguimos firmes no compromisso de fortalecer e ampliar universidades e institutos. O presidente Lula foi quem mais expandiu essas instituições no Brasil, e estamos retomando esse caminho”, reforçou.
Representando o governador Wanderlei Barbosa, o ex-deputado federal Lazaro Botelho destacou os avanços na educação tocantinense. Segundo ele, o estado “está de parabéns pelos resultados alcançados” e afirmou que o Tocantins “está à frente de muitos estados”, creditando os avanços à atuação do governador e à parceria com o Ministério da Educação.
A agenda contou ainda com a presença de importantes lideranças políticas, como Célio Moura, Paulo Mourão, o deputado Alexandre Guimarães, entre outros representantes do cenário político estadual.
Por: Geovane Oliveira
Foto: Geovane Oliveira





