55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 14, 2025

Turquia: Erdogan “não respeita” decisão do Tribunal Constitucional de libertar jornalistas

Braço-de-ferro entre o presidente e o Tribunal Constitucional na Turquia: Recep Tayyip Erdogan diz que “não vai respeitar” a decisão da instância de libertar, na passada sexta-feira, dois jornalistas da oposição que se encontravam em prisão preventiva.

Can Dündar, redator-chefe do diário Cumhuriyet, e Erdem Gül, responsável do jornal em Ancara, acusados de divulgar segredos de Estado, serão julgados a partir de 25 de março.

Erdogan afirmou que “o Tribunal Constitucional pode ter tomado a decisão” de libertá-los e que ele apenas pode “manter o silêncio” acerca do que foi decidido. Mas fez questão de “deixar claro” que não tem de “aceitá-la”, “concordar com ela” ou “respeitá-la”.

Dündar e Gül publicaram, pouco antes das legislativas de junho de 2015, um artigo e um vídeo sobre a suposta intercepção, em janeiro de 2014 na fronteira, de camiões dos serviços secretos turcos com armas destinadas a grupos rebeldes na Síria.

Últimas Notícias

STF Decide que Recreio Pode ou Não Integrar Jornada de Professores Conforme Cada Caso

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (13),...

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social José Carlos Oliveira e ao...

Câmara Municipal de Araguaína apresenta balanço positivo no aniversário de 67 anos da cidade

Em 2026, o trabalho legislativo realizado pela Câmara Municipal...

Assembleia aprova emenda de Gipão que inclui construção de ponte em Aragominas como meta prioritária da LDO 2026

A Assembleia Legislativa aprovou a emenda aditiva, apresentada pelo...

Veja também