back to top
segunda-feira, outubro 20, 2025

TRE-TO oficializa locais de votação e detalha suas atribuições na eleição dos Conselhos Tutelares

Após solicitação dos responsáveis pelo pleito, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) oficializou a definição dos locais de votação para a eleição dos Conselhos Tutelares no Estado. Conforme o despacho 43.813/2023, de 19 de setembro de 2023, assinado pelo presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, a definição foi feita com base nas solicitações das comissões especiais designadas em cada município.

São, ao todo, 254 locais de votação. E serão disponibilizadas 1.341 urnas. Desse total, 1021 ficarão nas seções e outras 320 estarão, como se diz tecnicamente no TRE-TO, na “contingência”, ou seja, disponíveis para eventuais substituições.

O presidente e o corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, se reuniram após a sessão do Pleno do TRE-TO na última semana para discutir o assunto. “Este pleito, como os demais, é de suma importância para a sociedade. E a Justiça Eleitoral atua no apoio à comunidade, com obrigações e atribuições bem definidas”, afirmou o presidente João Rigo Guimarães.

Conforme a resolução nº 23.719, de 13 de junho deste ano, assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, as principais responsabilidades dos tribunais no pleito são: apenas o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas; treinamento das pessoas que vão compor as mesas receptoras de votos; suporte técnico ao voto informatizado; e cessão das listas de eleitores, se solicitado com antecedência pelos municípios.

“O TRE-TO fez até aqui e concluirá, com êxito, a sua parte neste processo, que é de grande relevância para a sociedade”, citou o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.  

A votação

As eleições unificadas para os membros dos conselhos tutelares de todo o país acontecem no dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h. Cada seção eleitoral conta com uma mesa receptora de votos, onde fica instalada a urna eletrônica, e as pessoas habilitadas realizam a identificação dos eleitores.

As responsabilidades

Ainda de acordo com a resolução do TSE, as eleições para escolher os conselheiros tutelares são de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob fiscalização do Ministério Público, nos termos do artigo 139 do Estatuto da Criança (Lei nº 8.069/1990. As comissões especiais formadas em cada local, constituídas nos termos do artigo 11 da Resolução Conanda nº 231/2022, além de outras responsabilidades, devem indicar os nomes das pessoas que atuarão como mesárias e mesários e no suporte da urna eletrônica.

Clique aqui e confira a resolução do TSE.

Confira aqui a lista dos locais de votação no Tocantins. 

Objetivos Estratégicos:

1 – Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

3 – Fomentar a educação política da sociedade.

Texto e foto: Cristiano Machado (Ascom TRE-TO), com informações do TSE

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares