O bom desempenho do Governo do Estado no planejamento e criação de políticas que estimulam a economia do estado foram reforçados com os dados do Novo Caged, divulgados na quarta-feira, 30, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que mostram o resultado positivo do Tocantins na geração de postos de emprego formal, com carteira assinada.
A publicação mostra a geração de mais de 9,5 mil vagas de empregos formais de março de 2024 a fevereiro de 2025. Sendo que no primeiro trimestre de 2025, foram mais de 5,9 mil vagas de trabalho, o que representa o maior número da série histórica, iniciada em 2020.
“Neste Dia do Trabalhador, temos um motivo especial para comemorar: o Tocantins alcançou mais um marco histórico ao gerar mais de 5,9 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025. Isso é resultado direto de um governo que trabalha com responsabilidade, planejamento e compromisso. Estamos avançando com segurança, atraindo investimentos, fortalecendo o setor produtivo e, principalmente, garantindo oportunidades reais para nossa gente”, enfatizou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura comemorou os bons números do emprego no estado e vê que o planejamento, o equilíbrio fiscal e a segurança dos empresários ao investir no estado tem sido fundamental para esse crescimento “A determinação do governador é para que o planejamento trabalhe sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da sua população e também dos seus servidores. Com isso temos buscado formas e recursos para implementar os direitos, atrair investidores, e dar segurança para que as empresas se consolidem no estado, gerando melhores oportunidades para os tocantinenses”, afirmou.
Primeiro trimestre de 2025
No primeiro trimestre de 2025, comparado com o mesmo período do ano anterior, os cinco grandes setores tiveram crescimento dos postos de trabalho, com destaque para o Setor de Serviços (+2.971), seguido da Agropecuária (+898), Comércio (+881), Construção (+716) e Indústria (+502).
Das novas vagas, 70%, (+4.176) foram ocupadas por pessoas do sexo masculino e 44% (+2.650) pela faixa etária de jovens de 18 a 24 anos.
Em março de 2025, o estado fechou o mês com um estoque de vínculos ativos de mais de 264 mil empregos com carteira assinada, o maior patamar quando comparado com os meses de março dos anos anteriores, desde 2020, início da série histórica.
Em março de 2025, o salário médio real na admissão foi R$ 1.902,94, um crescimento de 2,07% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Vale destacar que o estado conta com 150.873 empresas ativas, dados até abril de 2025, e que suas atividades são fundamentais para o desenvolvimento do Tocantins. No 1º trimestre de 2025 foram abertas 10.017 empresas, o maior número para o trimestre dos últimos 5 anos.
Patricia Fregonesi/Governo do Tocantins