Dados do Sebrae apontam que o Tocantins registrou em 2024 mais de 16 mil novos pequenos negócios. O setor que apresentou maior crescimento foi o de Serviços, com mais de 8.700 novas empresas. O segundo lugar fica com o setor de Comércio, o qual somou mais 4 mil novos estabelecimentos neste ano.
No Estado existem aproximadamente 159 mil empresas ativas, destas, 87,4% (138.909) estão divididos entre Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
De acordo com Bruno Vila Verde, analista responsável pelo Escritório de Inteligência Institucional do Sebrae, neste ano, a instituição tem como uma das principais metas atender aproximadamente 40 mil pequenos negócios, além de promover e solidificar o desenvolvimento destas empresas. “A instituição oferta cursos, oficinas, palestras e capacitações voltadas para o empreendedorismo, com o objetivo de auxiliar os empreendimentos e principalmente quem sonha em abrir o próprio negócio a gerir com eficiência e lucratividade”, ressalta.
Em todo País, em 2024, os pequenos negócios atingiram a marca de 20,9 milhões de estabelecimentos no Brasil e, no ano passado, foram responsáveis por oito em cada dez empregos no Brasil. “Esses dados demonstram a importância do setor para a economia e o impacto da sua atuação nos territórios”, ressalta Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)