back to top
segunda-feira, outubro 20, 2025

Tocantins participa da elaboração da Política Nacional de Diversidade

20150429_164139Em Brasília, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e pesquisadores estão reunidos para a primeira etapa da elaboração da Política Nacional de Diversidade. O evento teve início nessa quarta-feira, 29, e continua nesta quinta, 30. O Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), está ouvindo alas especializadas da sociedade, para elaborar uma Política que garanta o respeito aos direitos humanos das minorias, entre a população carcerária.

Na última semana, o caso do tratamento dado à travesti Verônica Bolina, presa em São Paulo, por agressão, ganhou repercussão nacional e dividiu opiniões no país. Situação como essa é apenas uma dentre outras que acontecem diariamente no país por falta de uma política nacional, amplamente difundida, que previna a violação dos direitos humanos de reeducandos que fazem parte de um grupo de minoria.

No workshop promovido pelo Depen para dar início à elaboração da Política foram discutidas as situações de outros casos, para os quais ainda não existe um padrão de tratamento nas unidades prisionais, tais como: idosos, deficientes físicos, portadores de doenças crônicas, infecciosas ou transtornos mentais, indígenas, estrangeiros, dentre outros. Um dos assuntos apresentados nos grupos de trabalho foi a ausência de dados nacionais sobre esses casos, o que deixa os estados sem referências.

A secretaria de Defesa e Proteção Social do Tocantins, Gleyde Braga, foi designada pelo Conselho Nacional de Gestores do Sistema Penitenciário, do qual é membro, para contribuir com a elaboração da Política. “O tema tem ganhando espaço cada vez mais, pois é importante que questões de diversidade sejam observadas no cumprimento da pena. Hoje, estamos tendo a oportunidade de influenciar no formato dessa Política que, com certeza, impactará no sistema penitenciário do Estado”, destacou a secretária.

O Depen informou que está prevista para a primeira semana do mês de setembro a realização do Encontro Nacional da Diversidade no Sistema Penal. Até lá, outras reuniões preparativas acontecerão com o objetivo de consolidar a proposta da Política Nacional de Diversidade que será apresentada durante o encontro. 

 

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares