229622_300Nesse domingo, 30, uma ação de combate ao tráfico de drogas, deflagrada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais – Núcleo Norte (Deic norte), de Araguaína, resultou na prisão em flagrante de Leomar Dias, de 20 anos, Genir Lopes da Silva, 40 anos, Dayane Brito da Silva, 19, e Gilcivan Trindade da Costa, 20, além de apreender um adolescente de 17 anos. Também foram aprendidos mais de 700 gramas de maconha e quase mil reais em dinheiro, proveniente do tráfico de drogas.

Todos são suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no tráfico de drogas e foram presos, em duas ações realizadas pela Deic norte, em Santa Fé do Araguaia e também em Araguaína.

De acorodo com o delegado José Anchieta de Menezes Filho, no início da manhã do domingo, o núcleo de inteligência da Deic recebeu uma denúncia de que na cidade de Santa Fé do Araguaia estaria ocorrendo à prática de tráfico de drogas, sendo realizado pelas pessoas de Leomar Dias e um comparsa conhecido como Júnior que, inclusive, teriam entorpecentes armazenados em suas residências.

Com essas informações, policiais civis, sob o comando do delegado José Anchieta, deslocaram-se até a cidade de Santa Fé e, com o auxílio da polícia militar, realizaram buscas na residência dos suspeitos, encontrando em poder de Leomar, aproximadamente 500 gramas de maconha, além da quantia de R$ 962,00, uma balança de precisão, celulares e máquinas fotográficas.  Após receber voz de prisão, o suspeito tentou resistir, sendo que os policiais civis tiveram que usar de força moderada para contê-lo.

Após retornarem para Araguaína, policiais da Deic receberam outra denúncia informando que indivíduos estariam comercializando drogas em uma residência, no bairro JK. Os agentes foram até o local e passaram a monitorar o imóvel, visualizando quando Genir Lopes e Dayane Brito chegaram ao local em uma motocicleta, entraram na referida residência e, minutos depois saíram com um pacote suspeito em mãos. Diante da suspeita, policiais civis começaram a realizar o acompanhamento  das duas mulheres. Elas abordadas no Setor Oeste, tentaram fugir e arremessaram o embrulho em um matagal, no entanto, os policiais recuperaram o pacote e puderam confirmar a existencia de drogas Ambas foram detidas e encaminhadas à Deic. Em seguida, os agentes deslocaram-se até a casa de Gilcivam Trindade e efetuaram a prisão do mesmo.

Gilcivan e Leomar foram autuados por tráfico de drogas e encaminhados à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerão à disposição do poder judiciário. Dayane e Genir, também foram autuadas por tráfico de drogas e recolhidas na cadeia feminina de Babaçulândia, onde ficarão à disposição da justiça. Já o adolescente infrator foi entregue aos cuidados da Vara da Infância e da Juventude.  

O delegado José Anchieta ressalta que a participação da população de Araguaína e, demais municípios, tem sido muito importante para a atuação da polícia no combate ao tráfico de drogas e demais tipos de crimes. “Ressaltamos que as prisões efetuadas pela Deic, neste domingo, foram possíveis graças à efetiva participação da população, denunciando os pontos de venda de drogas existentes nas cidades de Santa Fé do Araguaia e Araguaína” afirmou.