A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encerra sua participação na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) com saldo positivo. Mais de 1300 estudantes tiveram a oportunidade de passar pelo estande da secretaria entre os dias 13 e 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.

Com um estande sustentável, palestras temáticas e exposição de projetos inovadores das escolas agrícolas e do campo, mais de 30 unidades escolares de todo o estado vivenciaram experiências práticas e interativas que reforçam o papel da educação no desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância da feira para os estudantes das escolas rurais. “Estar na Agrotins, e principalmente, trazer um projeto para expor na feira é uma oportunidade única na vida desses estudantes. A troca de experiências e conhecimento é muito rica. Foi uma semana cheia de aprendizado, que vai agregar muito na vida profissional e pessoal desses jovens, que saem daqui com uma bagagem diversa. É a educação que transforma”.

Educação profissional

A participação da Seduc na Agrotins 25 anos também evidenciou a expansão da Educação Profissional na rede estadual. Neste ano, o número de matrículas aumentou 58%, alcançando 4.273 estudantes, em 62 escolas e 24 cursos.

Nesta edição da Agrotins, todos os projetos apresentados no estande da Seduc foram desenvolvidos pelas escolas de Educação Profissional e Tecnológica, sendo eles: o Sistema de Aquaponia, do Colégio Estadual João Tavares Martins; AgroEvolução na Agricultura Familiar, do Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara; Estufa Agroecológica, do Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio; Meliponicultura, da Escola Família Agrícola de Porto Nacional; e a Chocadeira Agroecológica, da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo.

Um dos objetivos em comum dos projetos é a busca por maneiras sustentáveis e financeiramente acessíveis de resolver problemas reais das comunidades locais.

A gerente de Educação Profissional da Seduc explica que a modalidade tem se expandido bastante no estado do Tocantins. “Para a Agrotins, vieram em torno de 500 estudantes e professores só de escolas do campo e de educação profissional e tecnológica. E para além de tudo isso, dentro do nosso estande da Seduc tivemos palestras com temas muito específicos para chamar a atenção dos estudantes, como o uso de drone no agro, energia solar no campo, o cultivo do mamão e muitas outras, pensando traria de conhecimento e aprendizado para os estudantes”.

Uma das visitantes da feira foi a estudante Patrícia Fernandes Rocha, do Colégio Agropecuário de Natividade, que revela que a educação profissional abre novas oportunidades e que a Agrotins é uma oportunidade de expandir sua visão. “É um curso muito importante, porque é uma carreira que eu quero seguir. Eu quero ser veterinária, então, estando aqui, aprendemos mais sobre o assunto da nossa área”, ressaltou.

Para o estudante Daniel Lemes, também do Colégio Agropecuário de Natividade, a melhor parte da feira foram as palestras. “Eu vim esse ano mais focado em estudar, entender mais sobre o agro, porque quero seguir no ramo da agronomia. Então ter essa experiência é muito importante, valeu muito a pena vir e conhecer. Foi sensacional. Eu vejo que a educação profissional é importante para agregar mais conhecimento na área que quero atuar no futuro”, completou.

Espaços interativos

Além dos projetos, o estande da Seduc chamou a atenção pela diversidade de palestras, mas principalmente pela interação com tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e os espaços interativos montados no estande.

O professor Tasso Tavares, do curso de Agronegócio da Escola Estadual Ana Maria de Jesus, de Alvorada, reforça a importância desses projetos para os estudantes e comunidade local. “A nossa região é essencialmente agrícola, então toda a mão de obra que se necessita, as especializações, tudo é voltado para esse setor. Quando coloca em prática projetos como esses, dá a oportunidade para esses alunos se prepararem para esse trabalho, para ingressar em uma universidade, permanecer e obter sucesso também. É uma iniciativa que às vezes nasce despretensiosa, mas que tem a possibilidade de se tornar algo permanente e trazer muitos benefícios para o município”, pontuou.