seg. out 26th, 2020

Secretário de saúde de Palmas deixa o cargo

O secretário de saúde de Palmas, Daniel Borini Zemuner, deixou o cargo nesta terça-feira (4). A exoneração dele, publicada como ‘a pedido’, foi oficializada no Diário Oficial do Município. Para o cargo, foi nomeada Valéria Silva Paranaguá. Até esta terça, ela era superintendente de atenção primária e vigilância em saúde, posição que ocupava desde janeiro.

A saída de Borini ocorre horas após a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) dizer em uma rede social que não vai decretar o lockdown na cidade se os municípios vizinhos não aderirem. A informação de que o secretário poderia deixar o cargo era comentada nos bastidores há alguns dias.

Borini é servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde, concursado desde o ano 2000. Ele estava no cargo desde outubro de 2018 e antes disso, ele era secretário-executivo da pasta. Em nota, a prefeitura informou que ele pediu demissão por motivos familiares e pessoais.

Pouco após a demissão, foi publicada uma carta pelo ex-secretário em que ele agradece a oportunidade de comandar a pasta e faz um balanço da própria gestão. O motivo da saída também não foi detalhado por ele, mas o gestor informou que queria ter deixado o cargo no fim de 2019 e só não o fez para ajudar na organização do sistema para a realidade da pandemia. Disse ainda que por ser servidor de carreira vai continuar assessorando a nova secretária.

Pelos dados mais atualizados, palmas tem 5.914 casos confirmados e 49 mortes pelo novo coronavírus, sendo a segunda cidade mais afetada no estado, atrás apenas de Araguaína.

O perfil da nova secretária, divulgado pela prefeitura de Palmas afirma que ela é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, pelo Instituto Superior de Ciências Medicas de La Havana (Cuba).

Ainda de acordo com a prefeitura, Paranaguá atuou na Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (Sesau) como superintendente de Atenção e Promoção à Saúde e em diversos cargos, entre 1995 e 2016.

Me siga

Categorias