Na abertura do segundo semestre do ano letivo de 2022, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, visitou nesta segunda-feira, 1º de agosto, duas escolas em Miracema do Tocantins, o Centro de Ensino Médio Dona Filomena Tempo Integral Jovem em Ação e o Colégio Militar do Estado do Tocantins Santa Terezinha. Além de participar do início das aulas, o gestor vistoriou as obras de reforma que estão sendo executadas.

As obras do Centro de Ensino Médio Dona Filomena contam com investimento de mais de R$ 1,6 milhão e possui 165 estudantes matriculados. Está sendo concluída a construção do refeitório, a central de G.L.P., o depósito de lixo orgânico e reciclável com adequações para climatização, além da construção de passarela coberta e rampas de acesso; reforma dos banheiros; substituição das esquadrias; e adequação da sala de recurso.

A escola também passará a contar com acessibilidade, e será uma das primeiras unidades de ensino com sistema fotovoltaico.  A obra também contempla o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP) e paisagismo. “Essa é uma das nove obras que demos ordem de serviço em julho. Estamos avançando, o sistema fotovoltaico trará grande benefício de economia e em breve vamos entregar mais essa obra para a comunidade de Miracema”, explicou o secretário da Educação.

O gestor destacou ainda o resultado do trabalho da Seduc. “Desde que assumi a gestão já são 87 obras, entre entregues, em execução e em licitação, somente em julho foram iniciadas nove ordens de serviço e os computadores já começaram a chegar para atender o setor administrativo da Seduc, das DRE’s e das escolas. Estamos trabalhando para não perder nenhum recurso, fazer com que os investimentos cheguem até as escolas”, reforçou Fábio Vaz.

Volta às aulas

Aproximadamente 149 mil alunos das 499 unidades da rede estadual de ensino retornaram às suas atividades nesta segunda-feira, dia 1º, em todo o Tocantins. No início da manhã, o secretário Fábio Vaz participou do evento inaugural do segundo semestre letivo que aconteceu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, com a participação de alunos, professores e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Uma das principais preocupações da Seduc neste momento é quanto à saúde dos estudantes e dos educadores. A orientação dada aos diretores escolares é que reforcem e estimulem as medidas preventivas, principalmente a vacinação, o uso de máscara em ambientes fechados, higienização das mãos com água e sabão ou com álcool 70%.

Lenna Borges/Governo do Tocantins