O novo Salão de Festas da Subseção de Colinas foi o local escolhido para receber representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de personagens importantes da advocacia e da sociedade colinenses durante o evento de inauguração. A renovação despertou a nostalgia do presidente da Subseção da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) em Colinas, Darlan Gomes de Aguiar. “Eram tempos difíceis, quando vocês (ex-presidentes) assumiram. Não havia sanidade financeira, não havia condições de fazer. Até resma de chamex era difícil vir de Palmas. Houve época que para comprar toner de impressora, tinha-se que dividir as contas entre os advogados. O Hélio (ex-presidente da Subseção de Colinas) clamou pela compra deste espaço onde hoje é a sede. Depois, a professora Marisete Ferreira solicitou a climatização do prédio. Graças a Seccional, houve uma gestão que saneou contas e conseguiu fazer muito mais. Da climatização para a criação do auditório, tivemos que reconstruir o prédio”, pontuou.

“Em dezembro de 2015, já passado o turbilhão de campanha, já eleito presidente da Seccional, vim passar a festa de natal da Subseção, vendo aqui o calor, a falta de estrutura. E ali mesmo já tivemos uma demanda de climatizar a subseção. Nós assumimos o compromisso de interiorização da gestão. E como se faz a interiorização de uma Seccional? Interiorização se faz estando presente no local, não é aquela presença que o Bezerra da Silva bem falava naquela música do candidato caô, caô. Não é aparecer a cada três anos no interior, subestimando a inteligência da classe e vir com promessas, com festas, ir para feira congraçar com os advogados, faltando pouco para a eleição. Se faz interiorização é na presença durante os três anos, escutando a pauta da advocacia e tentando concretizá-las. E isso nós fizemos. Que isso fique de lição, pois este ano nós temos um período de eleição e que toda a advocacia, principalmente a do interior, tenha esta consciência e que não subestimem a nossa inteligência. Para finalizar, quero citar a frase de Jean Cocteau, mudando apenas a conjugação: Eles não sabiam que era impossível. Foram lá e fizeram”, afirmou o presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi.

A nostalgia também marcou a fala do ex-presidente Hélio Eduardo da Silva. “Cheguei em Colinas, vindo de Goiás, em 1983. Neste tempo, vi esta casa funcionando em um prédio alugado, depois lutamos para comprar o lote e agora estou aqui, orgulhoso de presenciar esta linda obra”, contou.

“Este prédio simboliza a interiorização da gestão, em que conseguimos restituir à advocacia a capacidade de investimento da OAB, construindo prédios como este. Não só aqui em Colinas, como também no Sul do Estado, onde entregamos obra similar em Dianópolis e também no Norte, onde daqui uma semana, entregaremos a nova Subseção de Tocantinópolis. Soma-se a isto, novos computadores, diversas salas da advocacia, escritórios compartilhados que entregamos em diversas comarcas do Estado. Este espaço aqui passa a ser também um lugar de congraçamento da advocacia”, enumerou o secretário geral da OAB-TO, Célio Henrique Rocha.

“Esta conquista não foi trazida em vão, foi obra de Deus e de muito trabalho, tempo e dinheiro dos operadores do Direito que hoje se beneficiam do local. É um prédio abençoado que será palco de muitas outras conquistas”, palavras do diretor-tesoureiro da Subseção de Colinas, Jurandi Oliveira Souza, que também é pastor e promoveu a benção ao local.

Os visitantes ficaram impressionados com a qualidade e o conforto da nova sede da OAB de Colinas. “A sede da OAB aqui em Colinas ficou bonita, o que dignifica a advocacia local e inspira seus profissionais a trabalhar em prol da Justiça”, ressaltou o diretor do Fórum de Colinas, Marcelo Laurito Paro, durante o discurso. Sua fala foi sucedida por muitas outras similares, como a da vice-presidente da OAB de Colinas, Fábia Renata Borges Cavalcante. “A nossa classe merece todo este conforto, que foi fruto de negociações, lutas e diálogo”, pontuou.

“A advocacia não para no estrutural, a advocacia precisa ser valorizada e respeitada pelas instituições. Temos divergência de pensamentos, mas o nosso ideal, o ideal da advocacia é que esta república seja garantidora de direitos. Especialmente direitos sociais pelos quais a OAB hoje tanto luta. A sociedade passará a respeitar muito mais a advocacia quando demonstrarmos que somos o seu maior aliado”, reforçou Darlan.

Demais presenças

Também falaram sobre a conquista o Procurador do Município de Colinas, Fábio Alves Fernandes; o presidente da Câmara Municipal, advogado e vereador Washington Aires; o presidente da Subseção de Guaraí, José Ferreira Teles; a conselheira estadual por Colinas, Flaviana Magna de Souza Silva Rocha; o conselheiro federal Pedro Biazotto e a secretária adjunta da OAB-TO, Graziela Reis. Marcaram presença na solenidade os membros da Caato (Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins) Jeocarlos Guimarães e Pâmela Inês de Lima.