Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, promete imunizar com a primeira dose toda a população adulta maior de 18 anos até setembro e estima concluir vacinação até o fim do ano.

Nesta segunda-feira (21), o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que toda a população adulta brasileira maior de 18 anos pode receber a primeira dose da vacina contra o SARS-CoV-2 até o final de setembro. Ele fez a declaração durante participação na Comissão Temporária da COVID-19, no Senado, e ainda estimou a conclusão da vacinação de adultos para o fim deste ano.

“E possível antever que toda população acima de 18 anos pode ser imunizada com uma dose da vacina até o mês de setembro. E é possível antever que podemos ter toda população acima de 18 anos vacinada [com duas doses] até o final de 2021”, afirmou Queiroga no Congresso.

Governadores e prefeitos já estão divulgando calendários que preveem a vacinação com a primeira dose com o mesmo prazo apresentado pelo ministro.

Em meados de junho, São Paulo decidiu antecipar o calendário de vacinação no estado. Assim como a Prefeitura do município do Rio, que também anunciou a previsão de ter todos os adultos residentes na capital fluminense vacinados com a primeira dose até 31 de agosto e ainda estima que os adolescentes entre 12 e 17 anos possam receber o imunizante em setembro.

Segundo o portal UOL, a cidade de São Luís, no Maranhão, está ainda mais adiantada. Nesta segunda-feira (21), foi iniciada a vacinação de pessoas de 19 anos sem comorbidades. 

br.sputniknews.com