Independentemente da mensagem que queremos passar com a roupa que vestimos, ela chegará ao nosso interlocutor através das suas referências. Os seguintes métodos de comunicação funcionam: verbal, não verbal e escrito.

Alguns políticos tocantinenses vestiram-se de preto em situações difíceis do passado e do presente, por exemplo, o candidato a governador derrotado na última eleição, Carlos Amanta, e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, apareceram   vestidos do preto.

Recentemente, o deputado estadual Elenil da Penha MDB apresentou-se na eleição do diretório estadual do MDB vestido preto, ao lado do ex-governador Marcelo Miranda. É importante lembrar que o ex-governador não vive os melhores momentos na política, nem seu partido MDB.

Por último, mas não menos importante, o senador Eduardo Gomes e o ex-prefeito do Araguaína Ronaldo Dimas usavam ternos pretos. Vale lembrar que Gomes desistiu da candidatura a governador do estado.

Por outro lado, Ronaldo Dimas não vive os melhores momentos na política; recentemente, a Polícia Federal conduziu uma investigação sobre suposta corrupção durante seu mandato como prefeito do Araguaia. Como pré-candidato ao governo do Tocantins Dimas, parece ter sido isolado por seus adversários.

A cor escura representa Luto, velório, tristeza, mistério, entre outras coisas. Que mensagem eles estão enviando quando aparecem vestidos de preto?

Por:  Geovane Oliveira