Prova Final do Curso de Formação do Sistema Penitenciário ocorre neste fim de semana

Prova Final do Curso de Formação do Sistema Penitenciário ocorre neste fim de semana

Nesta quarta-feira, 17, as aulas do Curso de Formação dos 390 alunos do Cadastro Reserva da Segunda Etapa do Concurso Público para Provimento de Cargos do Quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária chegam ao fim. Após um mês de aulas preparatórias, iniciadas em 17 de setembro, eles recebem as últimas instruções para a prova objetiva, que ocorrerá no domingo, 21, na Escola Estadual de Tempo Integral Elisângela Glória Cardoso, na 401 Sul. As provas eliminatórias definirão os aprovados para o exercício dos cargos de Técnico e Analista em Defesa Social do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen).

Elas serão realizadas das 9h10 às 13h10, devendo os alunos estar no local com uma hora de antecedência (às 8h10), pois o portão de acesso será fechado às 9 horas. Deverão estar munidos de canetas esferográficas transparentes nas cores azul ou preta e documento de identificação com foto. As provas terão 50 questões objetivas.

Desde a aula inaugural, os alunos recebem instruções profissionalizantes, que objetivam formar e avaliar os candidatos matriculados para o exercício das atribuições dos cargos. Durante as aulas, eles foram divididos em seis turmas para o cargo de Técnico em Defesa Social e uma para Analista em Defesa Social na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen).

O corpo docente foi composto por mestres e doutores, que passaram por processo seletivo e credenciamento público. O Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) da Secretaria de Estado da Segurança Pública fez a formação em armamento, tiro, condicionamento, defesa pessoal e imobilização.

No escopo das disciplinas do curso estão: Noções de Direito Administrativo, Direito e Processo Penal, Rotinas Administrativas, Atenção à Saúde Mental, Promoção e Proteção da Saúde, Ética e Postura, Inteligência Penitenciária, Direitos Humanos, Escolta Armada, Gerenciamento de Crises, entre outras.

“Os alunos do Curso de Formação também passaram por aulas práticas em unidades prisionais, estágio supervisionado e estande de tiro. Realizamos todas as etapas necessárias para possibilitar uma formação completa para todos eles”, explica Orleanes Sousa Alves, superintendente do Sispen.

O aluno Marcos Silva, de 45 anos, conta que o Curso de Formação possibilitou uma nova visão sobre o Sispen. “Quando nós estamos na vida civil, comum, temos uma visão diferenciada de como é realmente a vida dentro de uma prisão. O curso foi uma experiência fantástica, gostaria que cada cidadão pudesse conhecer o dia a dia de uma unidade prisional e do trabalho do agente. Conheci os espaços físicos e as rotinas, tudo isso é muito diferente do que imaginava”, relata.

Cronograma

– 17 de outubro – Fim do Curso de Formação para os cargos de Técnico e Analista em Defesa Social;

– 21 de outubro – Aplicação da prova objetiva;

– 22 de outubro – Divulgação do gabarito provisório da prova objetiva;

– 23 de outubro – Prazo para interposição de recurso da prova objetiva;

– 30 de outubro – Publicação dos recursos deferidos e indeferidos e gabarito definitivo da prova objetiva;

– 10 de novembro – Publicação do resultado final.