Dep. Valderez - Créditos - Koró RochaA deputada estadual Valderez Castelo (PP) votou na manhã desta quinta-feira, 17, a favor da aprovação do Projeto de Lei (PL) que autoriza o Executivo a doar um terreno para a Associação dos Falcêmicos do Estado do Tocantins (Afeto). Como relatora do PL nas Comissões, a parlamentar já havia dado parecer favorável à matéria.

 Ainda durante a Sessão, os projetos de Valderez que declaram de utilidade pública estadual a Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus e o Conselho Consultivo das Associações de Bairros (CCABA), ambos de Araguaína, também foram aprovados. Na ocasião, a deputada reforçou a importância dos projetos aprovados e destacou a necessidade de trabalhar pela melhoria na qualidade de vida dos tocantinenses.

 “A Afeto terá agora um local específico para desenvolver o lindo trabalho que vem desenvolvendo para os Falcêmicos do Estado. Recebemos os agradecimentos da diretora de Políticas Públicas da Afeto Maria Verônica e da assistente social Maria Verônica pela relatoria e pelo voto favorável. Tudo que for para contribuir para o cidadão tocantinense estaremos à disposição”, disse.

 Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cada ano nascem no Brasil cerca de 2500 crianças portadoras de Doença Falciforme. Vinte por cento delas não vão atingir cinco anos de idade, por complicações diretamente relacionadas à anemia falciforme. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado representam papel fundamental na redução da morbidade e mortalidade destas crianças. A triagem neonatal para Hemoglobinopatias é hoje obrigatória no Brasil e vemos a necessidade de uma maior integração com os agentes de saúde para orientar os casos a serem diagnosticados.

 Utilidade Pública

Já a Casa do Idoso Sagrado Coração e o CCABA, oficialmente declarados como de utilidade pública, poderão receber recursos estaduais.